Você vai enviar uma transferência via TED ou DOC para uma conta do PicPay? Saiba que, além dos dados bancários do destinatário do valor, você também deve preencher o código da instituição. Acompanhe a leitura para saber mais sobre a importância do código, e qual é o código do PicPay:
O que é e como funciona o PicPay?
O PicPay é uma fintech que funciona como um aplicativo de pagamentos, para tornar o acesso aos serviços financeiros mais facilitado. E é por isso que a instituição vem ganhando cada vez mais destaque nos últimos anos. Você pode enviar transferências, pagar boletos, fazer compras, e muito mais.
Todas as operações são realizadas utilizando o seu próprio celular, funcionando como uma carteira eletrônica. Além disso, os valores na carteira do PicPay rendem diariamente o equivalente a 100% do CDI!
Você também pode cadastrar vários cartões de crédito e adicionar dinheiro na sua carteira do aplicativo.
E uma das maiores vantagens da fintech é que eles também possuem cashback em compras realizadas pelo PicPay, e ele pode ser utilizado para pagar boletos, comprar créditos em jogos e aplicativos de delivery, além da assinatura de serviços de música ou streaming como Spotify e Netflix.
Qual é o código do PicPay?
Para realizar transferências via TED ou DOC para uma conta do PicPay, você deve preencher o código 380.
Para que serve o código dos bancos?
O código dos bancos, também chamado de COMPE, serve para identificar a instituição destinatária durante o envio de transferências via TED ou DOC. Afinal, diversos bancos e fintechs financeiras são utilizados no país, o que torna necessária a criação de um código para evitar confusões.
Por isso, todas as instituições financeiras do Brasil contam com um código de identificação. Ele garante que o valor será enviado para a instituição certa. O código possui sempre 3 números, para evitar erros de digitação.
Pois erros de digitação podem fazer com que a operação não seja concluída, portanto, é importante se atentar a esse detalhe.
O código de identificação é bastante importante para garantir a segurança em operações financeiras.
Qual é o código do PicPay para pix?
Não existe um código do PicPay para pix. Nenhuma instituição financeira possui código para transferências via pix, afinal, o intuito desse método de pagamento é justamente a praticidade.
Se antes enviar transferências era um processo burocrático, onde você tinha que preencher diversos dados bancários do destinatário, agora você pode contar com a praticidade do pix para enviar uma transferência com apenas uma informação do destinatário. Além de que o valor chega na conta instantaneamente!
A única informação necessária para o envio de valores pelo pix é a chave do pix do destinatário. Que pode ser o CPF, CNPJ, número de celular ou chave aleatória (um código composto por diversas letras, números e símbolos para identificar a sua conta bancária. Cada cliente de instituições bancárias possui uma ou duas chaves aleatórias exclusivas.
Como e quando utilizar o código dos bancos?
O código de identificação deve ser utilizado quando você envia uma transferência via TED ou DOC para uma instituição diferente da de origem. Ou seja, caso você envie uma transferência do Nubank para o PicPay, o preenchimento do código será necessário.
Ele não é necessário para transferências via pix, e nem para transferências onde a instituição de destino é a mesma da de origem. Caso você envie uma transferência de uma conta do C6 para outra conta do C6, não é necessário informar esse dado.
Além disso, é importante destacar que ele deve ser utilizado mesmo quando o titular da conta é o mesmo. Se você enviar uma transferência para outra conta bancária que também é sua, mas é em outra instituição, você deve preencher o código da instituição de destino. Afinal, o código serve para identificar o banco, e não o titular.
A plataforma de cada banco varia, mas em geral, o processo é o mesmo. Você deve entrar na sua conta bancária pelo aplicativo ou site utilizando o seu login e senha (ou se dirigir a uma agência física, caso prefira) e escolher o método de transferências que pretende utilizar (TED ou DOC).
Logo, preencha todos os dados bancários do destinatário, e selecione a instituição de destino.
A própria plataforma de operações financeiras pode preencher o código automaticamente após você selecionar a instituição, mas caso esse preenchimento automático não tenha ocorrido, digite o código (380, caso a instituição seja o PicPay).
E pronto! Depois, basta apenas verificar se todas as informações foram digitadas corretamente, inclusive os dados bancários do destinatário, para evitar que ocorra alguma falha. Logo, conclua a operação digitando a sua senha do banco.
Qual a diferença entre TED e DOC?
Ambos possuem a mesma finalidade, e a diferença está no prazo do recebimento do valor e também o limite de transferências. O DOC possui um limite máximo de R$4999,99, e as transferências enviadas por esse método chegam na conta do destinatário apenas no próximo dia útil, podendo levar até 2 dias úteis.
Já o TED não possui limite mínimo e nem máximo de transferências, e o valor chega na conta no mesmo dia até as 17h, e na maioria das vezes leva apenas alguns minutos. Por isso, o TED é uma opção mais rápida e vantajosa.
A maioria das instituições financeiras conta com uma taxa para o envio de transferências via TED ou DOC, e é importante verificar esse detalhe antes de dar continuidade à operação.
Já o PicPay não cobra nenhuma taxa no envio de transferências, independente do método utilizado. Só existe cobrança no envio de transferências internacionais, mas fora isso, o aplicativo possui custo zero.
Para poder enviar remessas internacionais com as menores taxas do país, conheça o transferbank. A correspondente cambial que te garante segurança, agilidade e praticidade!
Ainda, confira a lista de todos os códigos dos demais bancos no Brasil!