O dólar americano é a moeda mais importante do mundo, e atualmente, ele é utilizado como parâmetro para o estabelecimento da taxa de câmbio em diversos países. Logo, a moeda exerce um papel fundamental no mercado de câmbio e no comércio internacional. Por se tratar de uma moeda tão relevante, é importante entender mais sobre ela. E principalmente, entender sobre a diferença entre dólar comercial e dólar turismo.
Trata-se de um assunto de interesse de diversos públicos. Como empresas exportadoras, turistas, consumidores que realizam compras online de empresas estrangeiras, prestadores de serviços que trabalham para instituições do exterior, e por aí vai. Por isso, preparamos um conteúdo informativo para sanar essa dúvida de uma vez! Acompanhe a leitura.
O que é dólar comercial?
O dólar comercial é aquele que é utilizado, principalmente, em operações de comércio exterior, como importações e exportações. Essa moeda é utilizada para facilitar processos de negociação, já que cada país possui sua própria moeda. Sua referência é baseada nas transações comerciais, como compra e venda de produtos ou serviços das empresas.
Quando mencionamos a palavra “comercial”, nesse contexto, queremos dizer que é a cotação utilizada como referência para as movimentações financeiras do governo no exterior, bem como para empréstimos de brasileiros residentes fora do país. Empresas que negociam internacionalmente, governos e grandes instituições financeiras são os principais utilizadores deste tipo de câmbio.
O seu preço é calculado ao longo do dia, e seu valor oficial é normalmente divulgado ao final do dia, quando as variações de queda e aumento são fechadas. Esses aumentos e quedas variam entre o aumento da taxa Selic, o número de importação maior do que a exportação ou crise financeira de um país.
Essa taxa de câmbio é conhecida como Ptax, e é administrada pelo Banco Central. O Banco Central faz a regulamentação dessas negociações e pode intervir comprando ou vendendo a moeda, com o objetivo de manter o valor da moeda estável.
O que é dólar turismo?
Já o dólar turismo, como o próprio nome sugere, é a cotação utilizada por pessoas físicas para despesas de viagens internacionais. Isso inclui a compra de moeda estrangeira em casas de câmbio, pagamentos com cartão de crédito no exterior, compra de passagens aéreas, reservas de hotéis e outros serviços turísticos.
Ele também é utilizado, muitas vezes, em compras online, como cursos. Sua cotação é feita pelas próprias casas de câmbio, e ele pode ser adquirido por qualquer pessoa, bastando apenas que apresente um documento de identidade. E essa cotação é baseada no custo da moeda comercial, com o acréscimo do IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras).
Qual a diferença entre dólar comercial e dólar turismo?
A principal diferença entre o dólar comercial e dólar turismo é a variação dos preços. O dólar turismo costuma ter uma cotação acima da moeda comercial. Outro fator que interfere nessa diferença, é o fato de existir um custo de operações para assegurar o comprador e as empresas.
Além disso, a cotação do dólar turismo é determinada pelas próprias casas de câmbio.
Logo, é fundamental se planejar com antecedência para viagens internacionais, desde a compra das passagens até a compra do dólar para utilizar no país de destino. Fique sempre de olho na variação da cotação, para aproveitar as melhores oportunidades.
Por que o dólar turismo é mais caro?
O dólar turismo costuma ser mais caro devido a menor quantidade de moeda negociada em comparação ao dólar comercial. Além dos custos adicionais relacionados a prestação de serviços de câmbio para consumidores e impostos.
Cada casa de câmbio ou instituição financeira define suas próprias taxas e margens de lucro, podendo resultar em variações significativas na cotação do dólar turismo entre estabelecimentos diferentes.
Quem pode comprar dólar comercial?
Empresas, instituições financeiras e governos podem comprar dólar comercial. Ele é utilizado principalmente para transações de comércio exterior, como explicado acima.
Como o câmbio pode influenciar nos investimentos?
Em alguns investimentos estrangeiros, a Ptax é utilizada como parâmetro. Logo, ela é utilizada desde os contratos futuros e de opções de câmbio listados no B3, até os contratos de derivativos negociados no mercado local e no exterior.
A Ptax também é utilizada como taxa de referência para contratos denominados em real em bolsas de mercadorias no exterior, como a Chicago Mercantile Exchange (CME) dos EUA. Na prática, também é a principal referência de cotação para o público em geral e para pesquisadores e analistas econômicos.