Empresa Offshore e Onshore Empresa Offshore e Onshore

Diferença entre Empresa Onshore e Offshore

Os termos técnicos utilizados no mundo empresarial podem acabar confundindo, já que, apesar de serem termos similares, dizem respeito a tipos de organizações completamente diferentes. Um grande exemplo disso são as instituições onshore e offshore. Acompanhe a leitura para entender do que cada termo se trata.

O que é uma empresa onshore?

Empresa Onshore
Diferença entre Empresa Onshore e Offshore 5

As empresas onshore são aquelas que produzem seu negócio em seu país de origem, de forma resumida. Ou seja, suas obrigações fiscais são regidas pelas políticas internas. Elas apresentam uma jurisdição financeira e fiscal bem desenvolvida, o que pode ser uma grande vantagem!

Entre as obrigações fiscais das companhias onshore estão o pagamento de tributos, a divulgação de informações públicas e o envio dos relatórios contábeis, fiscais e de auditoria.

Vantagens

Uma excelente vantagem das empresas onshore é que elas permitem uma proximidade maior com os consumidores, parceiros e fornecedores, e tem muito a ganhar com isso. Assim, torna-se mais fácil monitorar projetos, conseguir insumos, e principalmente, manter um relacionamento mais próximo com os clientes.

Essas organizações também não precisam lidar com diferenças de fuso horário, facilitando a realização das reuniões no horário comercial. Outro fator positivo é a facilidade na comunicação, já que os colaboradores falam o mesmo idioma. 

Como explicado acima, empresas onshore apresentam uma jurisdição financeira e fiscal bem desenvolvida, apresentando uma maior segurança econômica, o que chama mais a atenção dos investidores!

Desvantagens

A principal desvantagem dessa modalidade de organização, e o que chama mais atenção para o modelo offshore, é o fato das empresas onshore estarem relacionadas às taxas mais altas, além de uma legislação um pouco mais burocrática. Além disso, os custos envolvidos para a contratação de colaboradores também são maiores.

Por último, temos a falta de confidencialidade, já que as informações dos beneficiários da organização são acessíveis ao público. Dessa forma, a privacidade não é das maiores.

O que é uma empresa offshore?

Empresa Offshore
Diferença entre Empresa Onshore e Offshore 6

Agora que você já entende o que é uma empresa onshore, terá mais facilidade para saber do que se trata o termo offshore. O termo pode ser traduzido por “fora da costa”, de forma direta. Ou seja, trata-se de todas as empresas com transações realizadas em países estrangeiros, sujeitas a um regime extraterritorial.

A grande maioria dessas empresas são registradas em jurisdições com baixa tributação ou até mesmo isenção, o que chama a atenção para esse tipo de organização. Organizações offshore possuem maiores benefícios fiscais, e até mesmo um maior nível de proteção dos investidores, permitindo, inclusive, que sejam anônimos!

As empresas offshore são instituídas nos chamados paraísos fiscais, ou seja, países que possuem uma legislação empresarial mais flexível e vantajosa.

Vantagens

A principal vantagem do modelo offshore é sua redução ou até mesmo isenção tributária, o que chama a atenção de diversos empreendedores. Isso facilita bastante o aumento de lucros, auxiliando no crescimento do negócio. Além disso, empresas offshore possuem o benefício da confidencialidade, protegendo sua privacidade.

Há a possibilidade de preservar a identidade dos proprietários do negócio, e o sigilo das operações e informações. E não é apenas o negócio que possui sua privacidade protegida! Os investidores também têm a opção do anonimato. 

Desvantagens

Vimos acima que as empresas onshore possuem uma relação mais próxima com seus consumidores, e uma das razões para isso ocorrer é o fato de que as informações gerais das organizações onshore são acessíveis ao público. Gerando mais confiança. E ocorre justamente o contrário com empresas offshore: elas podem sofrer com a desconfiança dos investidores.

Afinal, quem deseja investir pode acabar tendo um certo receio em relação às atividades exercidas na organização e sua legalidade.

Outra desvantagem está relacionada às questões culturais, de fuso horário e de distância dos parceiros de negócio. O que pode acabar gerando situações chatas, como reuniões fora do horário comercial, e dificuldades de comunicação.

Quais são os requisitos para abrir uma empresa offshore?

Outra vantagem dessa modalidade organizacional, é que não é muito difícil abrir uma empresa offshore. Tanto para pessoa física quanto para pessoa jurídica, é necessário apenas estabelecer seus objetivos, e estar enquadrado na regulamentação da região onde pretende atuar.

Dessa forma, qualquer pessoa pode abrir uma empresa offshore. A dica é confiar toda a administração e formalidades de criação a uma empresa especializada. Pois, dessa forma, é possível evitar erros prejudiciais ao negócio, ou até mesmo, causar a ilegalidade da empresa.

Também é essencial escolher bem o país onde será constituída a empresa offshore, de acordo com os seus benefícios para o dono do negócio, e as leis internas desse determinado país.

Como funciona uma empresa offshore, e quais são suas características?

Pela influência de filmes e séries, é comum que muitos pensem que empresas offshore são ilegais, ou estão relacionadas a coisas negativas. O termo “paraíso fiscal” também acabou adquirindo uma fama negativa. Mas, ao contrário do que acredita-se o senso comum, uma empresa offshore é uma entidade legal autorizada a negociar, manter ativos e conduzir atividades comerciais legalmente fora da jurisdição onde está constituída.

Uma organização offshore possui as seguintes características:

  • Isenção de impostos no país de constituição;
  • Isenção da obrigatoriedade de apresentar relatórios a respeito de sua situação financeira;
  • Alto nível de confidencialidade;
  • A organização pode ser representada e gerida por uma terceira pessoa;
  • Custos operacionais reduzidos;

Quais são as diferenças entre empresas onshore e offshore?

A principal diferença é que uma organização onshore é estabelecida no país de origem, enquanto uma organização offshore é uma empresa registrada em terra estrangeira, com a finalidade de se beneficiar de diversas vantagens, como a isenção ou redução de impostos.

Acompanhe a leitura para entender como as diferenças se comportam em cada segmento:

Operações e negócios

  • Empresa onshore: realiza a maior parte de suas atividades em seu país de origem;
  • Empresa offshore: não pode atuar na localidade em que estão registradas, dessa forma, o registro e o controle dependem dos prestadores de serviços estrangeiros;

Políticas de impostos

  • Empresa onshore: as organizações onshore situadas no Brasil, por exemplo, devem pagar uma série de tributos, como: IR; COFINS; ICMS; PIS/PASEP; IPI; CSLL;
  • Empresa offshore: não sofre a cobrança de Imposto de Renda estrangeiro ou sobre seus ganhos capitais. Porém, a transferência de recursos no país de origem pode gerar custos.

Relatórios financeiros

  • Empresa onshore: tem suas informações financeiras acessíveis ao público, incluindo dados a respeito dos proprietários. Além disso, é necessário o envio dos seguintes demonstrativos: DRE (Demonstração de Resultado do Exercício); DFC (Demonstração de Fluxo de Caixa) e CAR (Contas a Receber).
  • Empresa offshore: há poucas exigências em relação a relatórios financeiros e contábeis. Porém, se houver alguma investigação sobre a organização, a apresentação dessas documentações pode ser necessária.

Como escolher entre elas?

A melhor escolha vai depender bastante das necessidades de cada empresário, e o melhor a se fazer é buscar uma consultoria especializada e conversar diretamente com um especialista na área, para poder tirar todas as dúvidas a respeito desse tema. Logo, o empresário será capaz de tomar uma decisão mais assertiva.

Conclusão

Existem diferenças significativas entre empresas onshore e offshore, que afetam diretamente o seu lucro, privacidade e relacionamento com os consumidores. Por isso, é necessário avaliar bastante todas essas diferenças antes de tomar uma decisão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *