Casal com caixa, realizando uma mudança para o exterior Casal com caixa, realizando uma mudança para o exterior

Saiba o que é necessário e como se planejar para morar no exterior

Você quer morar no exterior, mas não sabe por onde começar a planejar a mudança? Para colocar o plano em prática, existem diversos fatores que devem ser levados em consideração. Como a qualidade de vida, o custo médio de vida do país, saúde, segurança, alimentação, além da questão do visto.

Preparamos um conteúdo para te ajudar nesse processo, com dicas excelentes para que você possa se organizar melhor.

Como se preparar para mudar e morar no exterior?

Diversas questões devem ser avaliadas antes da decisão de mudar de país. Confira as principais:

Por que deseja mudar de país?

Primeiro, é fundamental entender a sua motivação. Por exemplo, se você quer ir para trabalhar, para estudar, ou apenas para ter uma melhor qualidade de vida. Para quem é jovem e ainda está pensando em qual profissão seguir, uma forma de se mudar para o exterior é através de uma universidade.

Quem já é formado e deseja trabalhar em empresas internacionais, o caminho seria tentar uma vaga em uma multinacional, ou pesquisar cargos no exterior que costumam contratar mais estrangeiros. Portanto, é necessário entender o seu objetivo para começar a traçar as metas.

A escolha do lugar

A decisão de mudar para outro país, sempre deve levar em consideração, em primeiro lugar, a segurança. Mudar para um lugar perigoso nunca é uma boa ideia. Também é essencial analisar o sistema de saúde do país, e o custo de alimentação e lazer. Além de outros fatores como clima, cultura, etc. Deve ser um país que você se identifique.

Para te ajudar na escolha, confira agora os 10 melhores países para trabalhar e morar no exterior!

Defina metas e prazos

O maior erro ao querer se mudar para outro país é não tirar o plano do papel. Ficar apenas no “um dia vou morar fora”, e não realizar um planejamento de fato. Sem metas e prazos, o planejamento acaba virando uma bagunça. Essa definição, é claro, vai depender dos objetivos de cada um.

Se você deseja estudar fora, terá que ser aceito em uma faculdade no exterior. Portanto, pesquise sobre o que é preciso para deixar o seu histórico educativo atrativo para as universidades daquele determinado país. Se você deseja trabalhar fora, procure um meio de fazer isso legalmente.

Comece a colocar as metas no papel e defina prazo para alcançá-las. Isso vai te ajudar a ter um foco maior, já que vai gerar um sentimento de urgência.

Comece a organizar a documentação

A documentação pode ser um empecilho em muitos processos de mudança. Diversos documentos são exigidos e devem ser apresentados corretamente para que tudo aconteça dentro da legalidade, e você não tenha problemas no futuro.

O melhor a se fazer durante esse processo, é contar com um profissional especializado na imigração, que poderá te orientar a respeito das documentações. Se possível, procure um profissional brasileiro, mas que more no seu país de destino. Isso vai facilitar bastante, já que o profissional, nesse caso, entende melhor a realidade dos dois países e possui conhecimento sobre as exigências do país que você pretende morar.

Planejamento financeiro

porco ceramica quebrado financas moedas
Saiba o que é necessário e como se planejar para morar no exterior 4

Mudar de país envolve diversos custos, e é fundamental que você esteja preparado para arcar com todos eles. A segurança financeira é um dos fatores mais essenciais numa mudança. É necessário calcular o custo da mudança, levando em consideração que também podem surgir imprevistos.

Leve em consideração os seguintes gastos:

  • Passagens aéreas;
  • Vistos e documentos;
  • Taxa de saúde pública;
  • Aluguel;
  • Caução;
  • Comida;

Lembrando que estes são apenas os gastos principais. Também é importante considerar o lazer, estudos, entre outros.

Abra uma conta bancária internacional

Quando estiver perto da data da mudança, já comece a organizar o seu cadastro em um banco internacional. Pesquise quais são as melhores instituições financeiras e os seus benefícios, e escolha a que mais fizer sentido para você.

Também é importante deixar claro que, se sua família ficar no Brasil, para poder enviar dinheiro para eles, é necessário fazer uma transferência internacional. Portanto, além de escolher uma instituição bancária para abrir uma conta, também escolha uma instituição intermediária para ficar responsável pela parte da transferência internacional.

O transferbank é a melhor opção atualmente, já que conta com as menores taxas para transferências acima de USD 1 mil. Além de ser uma plataforma fácil de mexer, e ter um prazo bem curto para o recebimento do dinheiro pelo destinatário.

Preparativos para morar fora do Brasil

Antes de sair do Brasil, é preciso também resolver algumas questões. Como:

  • Resolver pendências no Brasil: decida o que fará com os seus bens e o que tem para deixar resolvido antes de embarcar, como vender o seu carro, ou colocar o seu apartamento para alugar em uma imobiliária. Coisas que não tem como deixar guardadas, tente vender online ou para conhecidos.
  • Se tiver apartamento alugado, converse com o dono e comunique a data de saída. Ligue na empresa que fornece água, luz, gás e telefone para saber como cancelar o contrato, e em quanto tempo de antecedência você precisa comunicar.
  • Troca de moedas: comece a acompanhar a cotação da moeda do país de destino, e troque dinheiro todos os meses. Dessa forma, você consegue amenizar as oscilações da moeda e não deixa para a última hora, o que poderia atrapalhar o processo.
  • Resolva a questão das malas: compre malas de viagem, e verifique na companhia aérea que você comprou a passagem a política de bagagens. Assim, você já tem uma ideia melhor de quais malas comprar, e o que levar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *