Logo Banco Santander Logo Banco Santander

Como Fazer Transferência Internacional no Banco Santander

O Santander, um dos maiores bancos do país, também entrou na lista das instituições que passaram a disponibilizar o serviço de transferência internacional, para facilitar a movimentação de dinheiro dos seus clientes. Acompanhe a leitura para entender como fazer transferência internacional no Banco Santander!

Para escolher a melhor instituição para receber ou enviar dinheiro para o exterior, é importante comparar os custos, prazos e limites de transferência. E hoje, vamos te dar todas as informações que você precisa para a realização dessa operação através do Santander.

Transferência internacional: o que é e como funciona?

A transferência internacional é uma operação que te permite enviar ou receber dinheiro do exterior. E é aí que você se pergunta: “É possível fazer isso pela minha conta bancária?” e, na verdade, não é assim tão fácil! Muitos fatores interferem nesse processo.

Por exemplo, existe uma diferença básica bem importante: as moedas são diferentes. O que significa que o câmbio do dia deve ser levado em consideração, e para esse serviço, os bancos costumam cobrar uma margem de lucro maior.

Mas não acaba por aí! Cada país possui uma legislação financeira diferente, com suas próprias regras fiscais, taxas, impostos e leis financeiras. Logo, a transferência também deve seguir as regras de ambos os países envolvidos na operação. Por isso, é importante ficar atento em todos esses detalhes.

Sobre limites e taxas para transferência internacional

Para o serviço de transferência internacional, o Santander cobra uma taxa de câmbio própria, como explicado acima. Essa taxa transita entre o câmbio turismo e o câmbio médio do mercado. Mas, antes de realizar essa transferência, o cliente pode entrar em contato com o banco para consultar todas essas informações, e estar ciente de todos os custos envolvidos.

Também há a cobrança das despesas SWIFT, um custo que vai depender da quantidade de bancos intermediários envolvidos no processo.

A tarifa de envio de R$90,00 é cobrada somente para os clientes que realizam esse processo na internet, na agência ou através do telefone. Já as transferências realizadas pelo One Pay não tem cobrança de tarifa, embora os outros custos permaneçam os mesmos.

Outro custo importante é o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) obrigatório, e segue o custo regulamentado de 0,38% para transferências para outras contas, e 1,1% para contas da mesma titularidade. O banco não possui valor mínimo para transferências internacionais.

Mas, quanto ao limite, o valor máximo permitido é de US$ 10 mil ou o equivalente em outras moedas.

Quanto tempo demora uma transferência internacional com o Santander?

Após finalizar a operação, o dinheiro demora até 2 dias úteis para chegar na conta do destinatário.

Moedas disponíveis

As transferências internacionais do Santander estão disponíveis em 13 moedas diferentes, entre elas está o euro, dólar americano e libra esterlina.

Quais informações você precisa para fazer uma transferência internacional com o banco?

Para seguir adiante com a operação, o cliente vai precisar das seguintes informações:

  • Nome completo do destinatário;
  • Conta bancária do destinatário;
  • Código SWIFT da instituição beneficiária;

Quem pode fazer remessas pelo Santander?

A remessa internacional do Santander está disponível apenas para os clientes do banco. Para eles, ela pode ser feita através do site, aplicativo, pessoalmente na agência ou também por telefone.

Como fazer uma transferência internacional no Banco Santander? Passo a passo!

Existem diversas formas de realizar a transferência. Confira:

Em agência Santander

Uma das alternativas é comparecer presencialmente em uma agência do banco Santander, e realizar o seu pedido. Você pode buscar a agência mais próxima de sua residência através do site do banco, e é importante saber que, para enviar uma transferência internacional pelo Santander, você deve ser correntista do banco, possuir um cadastro atualizado no banco e, em alguns casos, fornecer a comprovação de recursos.

Por telefone

Se você for cliente Santander Direct, pode fazer transferência internacional com o banco através do telefone, apenas nos dias úteis das 10h às 16h. Para esse tipo de envio, você só pode enviar até USD 10 mil, ou o equivalente em outra moeda.

Online – site ou aplicativo

Aplicativo Banco Santander, na tela de fazer transferência Internacional
Como Fazer Transferência Internacional no Banco Santander 4

Confira o passo a passo:

  1. Acesse a sua conta bancária no site ou aplicativo;
  2. Informe o nome completo do destinatário;
  3. Informe o código SWIFT da instituição beneficiária;
  4. Ao finalizar o preenchimento dessas informações, clique em “Ok”;
  5. Informe o IBAN;
  6. Clique em continuar, e preencha o valor desejado;

Pronto! A sua transferência foi realizada com sucesso, e chegará na conta bancária do destinatário em até 2 dias úteis.

Conclusão

Como vimos ao decorrer da leitura, o processo de transferência internacional no Santander é mais burocrático e caro, o que é uma desvantagem para os clientes. Mas essa não é uma característica apenas do Banco Santander! No geral, os bancos tradicionais possuem taxas mais elevadas para o serviço de remessas internacionais.

Por isso, a melhor alternativa é realizar a operação com uma empresa especializada, já que as taxas são mais justas e o processo é bem mais prático dessa forma. Existem diversas startups focadas nesse serviço, mas entre todas elas, a que mais se destaca é o transferbank. Atualmente, é a empresa que oferece as melhores taxas para remessas internacionais.

O que facilita bastante a vida dos usuários que realizam esse tipo de operação com frequência, e desejam economizar o máximo que puderem. A boa notícia é que o processo de abertura de conta do transferbank é bem rápido e prático, e em apenas alguns minutos, o cliente já vai poder movimentar o seu dinheiro.

Para entender mais sobre o comparativo de taxas, acompanhe a leitura do conteúdo: transferbank é seguro? vale a pena? entenda como funciona e quais as taxas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *