A plataforma da Wise, na última sexta-feira (20), encerrou, sem aviso, as contas de alguns brasileiros residentes na Europa. A plataforma da Wise, na última sexta-feira (20), encerrou, sem aviso, as contas de alguns brasileiros residentes na Europa.

Wise encerra contas de brasileiros na Europa e não diz as razões

A plataforma da Wise, na última sexta-feira (20), encerrou, sem aviso, as contas de alguns brasileiros residentes na Europa. A empresa, conhecida pelos serviços de câmbio, surpreendeu os usuários com essa medida, que relataram a impossibilidade de acessar os recursos do aplicativo da instituição financeira.

Em um comunicado oficial, a instituição esclareceu que as desativações não foram coletivas, mas sim pontuais, e que ocorrem por diversas razões, como o uso indevido da plataforma e o descumprimento de seus termos de uso.

E, embora a empresa tenha informado que analisará as contestações, os clientes afetados seguem sem uma justificativa concreta sobre a razão da suspensão. Acompanhe a leitura para entender mais sobre o ocorrido.

Wise encerra contas de brasileiros residentes na Europa sem aviso

A Wise surpreendeu seus clientes brasileiros residentes na Europa ao encerrar contas sem qualquer notificação ou aviso prévio. O ocorrido foi na última sexta-feira, 20 de setembro de 2024, e deixou as pessoas impossibilitadas de acessar os recursos financeiros da instituição, através do aplicativo.

De acordo com o que os usuários relataram, ao tentar acessar suas contas, aparece uma mensagem no aplicativo dizendo que não era possível continuar usando o serviço, sem mais explicações. 

A ausência de aviso prévio deixou os clientes sem a possibilidade de se preparar para a interrupção, ou até mesmo de contestar a medida antes do bloqueio ocorrer. A medida afetou as transações financeiras e rotinas básicas de quem dependia do banco para gerenciar suas finanças.

Comunicado da Wise

A Wise, em resposta ao Olhar Digital e aos questionamentos dos usuários, afirmou que estava operando normalmente, e que a desativação de contas ocorre de forma pontual e não coletiva.

E um desses motivos, como exemplificam, pode ser o uso indevido da conta, descumprindo os Termos de Uso e Política de Uso Aceitável em cada região.

Em caso de dúvidas, a plataforma indica que o cliente pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente em português, pelo 0800 878 1204.

Mas, em relação ao caso dos brasileiros, uma mensagem do banco aparece no aplicativo “Não podemos compartilhar o motivo específico pelo qual estamos desativando a sua conta. Como uma instituição financeira regulamentada, há informações limitadas que podemos compartilhar quando desativamos uma conta”

O que fazer em caso de encerramento de contas na Wise?

Em caso de encerramento de contas na Wise, os usuários devem entrar em contato com o atendimento da Wise no Brasil pelo número 0800 878 1204, disponível 24 horas, para esclarecer a situação e contestar o fechamento. Se necessário, também é recomendado buscar aconselhamento legal para entender os direitos do consumidor e as possíveis ações jurídicas cabíveis.

Quem é a Wise?

A Wise é uma fintech que foi fundada em 2011 em Londres, com a finalidade de melhorar a maneira com que transferências internacionais aconteciam. Os fundadores da plataforma, Taavet e Kristo, vivenciavam na pele os problemas da burocracia para serviços cambiais.

Eles realizavam transferências internacionais com uma grande frequência, e gastavam bastante com as altas margens de lucros dos bancos tradicionais. Logo, surgiu esse interesse comum de possibilitar transferências mais econômicas, justas e práticas.

Assim, surgiu a Wise, uma instituição econômica e prática, que se diferencia por não embutir valores ocultos e por utilizar a taxa de câmbio comercial, tornando o processo mais econômico em comparação às demais corretoras.

Atualmente, mais de 16 milhões de pessoas utilizam a plataforma da Wise, que permite o envio de dinheiro para 80 países, a manutenção de saldos em mais de 50 moedas e ter dados de conta locais em cerca de 10 moedas, como a libra, euro, dólar americano, entre outros.

A instituição começou realizando apenas transferências, e aos poucos, seus serviços foram se expandindo. Surgiu a conta multi moeda e o cartão de débito internacional, possibilitando que as vantagens obtidas nas transferências também pudessem ser aproveitadas no dia a dia para compras e outras movimentações internacionais.

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