O Twitter está funcionando? O Twitter está funcionando?

X / Twitter já voltou a funcionar? Veja o que se sabe

A suspensão do X (antigo Twitter) no Brasil continua causando debates entre os brasileiros e estrangeiros. Desde que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, ordenou a suspensão da plataforma de Elon Musk, os usuários relataram impossibilidade de acessar a rede social.

Porém, algumas pessoas ainda estão conseguindo entrar na plataforma pelo próprio Wi-fi, e ainda estão recebendo notificações em seus dispositivos móveis. 

A suspensão da rede social foi ordenada na última sexta-feira (30), mas mesmo assim, alguns usuários ainda estão conseguindo acesso à plataforma. Acompanhe a leitura para entender se o X permanece suspenso, e por que alguns usuários ainda estão conseguindo acesso.

O X / Twitter permanece suspenso?

Sim, o X no Brasil ainda está suspenso. A decisão realizada pelo STF permanece, e ainda não foram feitas negociações entre o ministro do STF e o dono da plataforma.

Quando será feito o bloqueio total do X / Twitter?

Apesar da rede social ainda não ter sido liberada no Brasil, alguns usuários ainda estão conseguindo acessar. O bloqueio vem ocorrendo de forma gradual, realizado pelas provedoras de internet ao redor do país.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) foi notificada pelo STF às 17h do sábado (31) que teria um prazo de até 5 dias para realizar o bloqueio total. Ou seja, até quarta-feira (ontem, dia 4).

E mesmo assim, a plataforma segue funcionando para alguns usuários. Isso está ocorrendo com mais frequência com pessoas que utilizam operadoras de internet de bairros menores ou mais afastados, ou cidades do interior. Mesmo passando o prazo, muitas provedoras de internet ainda não realizaram o bloqueio da plataforma, permitindo que os usuários sigam acessando.

O que deve acabar nos próximos dias, já que cada vez mais operadoras estão realizando o desligamento total do X. Esse bloqueio gradual significa que usuários de diferentes provedores de internet podem ter tempos de resposta variados para a suspensão.

Por que alguns brasileiros continuam conseguindo acessar o X / Twitter?

Desde que as operadores foram noticiadas, iniciou-se uma força-tarefa para realizar o bloqueio da plataforma do X para seus usuários. Porém, o progresso tem sido diferente entre empresas regionais e nacionais, resultando em algumas discrepâncias de acesso.

Usuários de pequenas provedoras regionais, que não têm a infraestrutura robusta das grandes empresas, ainda estão conseguindo acessar a plataforma. O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, afirmou que esse atraso já era esperado devido às diferenças na capacidade operacional entre as operadoras.

O X / Twitter pode voltar?

A possibilidade do X voltar no Brasil depende do cumprimento de diversas decisões judiciais impostas por Alexandre de Moraes e confirmadas pelo STF. Todo o conflito teve início no mês de abril deste ano, quando o proprietário da plataforma, Elon Musk, se recusou a bloquear contas investigadas pelo STF sob suspeita de atentar contra a democracia.

E, para evitar multas e sanções jurídicas, Musk demitiu todos os representantes legais da plataforma do Brasil, o que é ilegal segundo a legislação brasileira. Dessa forma, o X/Twitter depende da nomeação de novos representantes legais, do cumprimento das exigências impostas pelo ministro e do pagamento de multas, que já somam mais de R$ 18 milhões.

Portanto, devemos ficar no aguardo de novas negociações entre o ministro do STF e o proprietário da plataforma.

STF mantém suspensão

Na tarde desta segunda-feira (2), os ministros da primeira turma do STF aprovaram, por unanimidade, a suspensão da rede social X/Twitter no Brasil. A decisão foi submetida à análise do STF após a plataforma ignorar uma série de ordens judiciais. Alexandre de Moraes, relator do caso, junto com os ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux, votaram a favor da manutenção do bloqueio.

Também foi mantida a decisão de multar em R$ 50 mil qualquer pessoa ou empresa que utilizar subterfúgios tecnológicos, como VPN, para acessar a plataforma. Esse ponto específico está sendo questionado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Logo, a situação atual do Twitter no Brasil continua em estado de suspensão indefinida.

O que Elon Musk está dizendo sobre essa situação na plataforma do X / Twitter?

Conflito entre Elon Musk e Alexandre de Moraes a respeito do X/Twitter no Brasil

Elon Musk, proprietário do X/Twitter, segue publicando comentários na plataforma a respeito deste conflito. Na última semana, Musk publicou diversos tweets alegando que o Brasil está sofrendo uma ditadura, e que o ministro do STF está ameaçando a democracia e a liberdade de expressão.

O bilionário criou até mesmo uma conta no X dedicada a expor “crimes cometidos por Alexandre de Moraes”, e ameaça soltar informações que poderiam resultar na prisão de Moraes, segundo Musk.

Em mensagens publicadas em sua conta oficial no X, nesta quarta-feira (4), Musk chamou Moraes de “criminoso”, ao comentar uma postagem feita por um usuário da rede.

“Ele [Moraes] é um criminoso fazendo cosplay de juiz”, escreveu o bilionário.

Ainda segundo Musk, “Moraes acabará na prisão por seus muitos crimes”. Este é o seu destino”, completou o dono do X.

Em outra publicação na plataforma, Elon Musk compartilhou uma mensagem do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), um dos principais aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). No post, o parlamentar divulgava um “placar” com supostos votos de senadores sobre o eventual impeachment de Moraes.

De acordo com a imagem compartilhada por Nikolas, 23 senadores seriam favoráveis ao impeachment, 16 seriam contrários e 42 ainda não teriam definido sua posição.

“Ainda assim, são muitos os senadores que querem que ele saia. Na próxima eleição, ele sai“, concluiu Musk.

Os comentários feitos pelo proprietário do X sobre esse conflito seguem sendo publicados na plataforma, dividindo opiniões de brasileiros.

Seguimos aguardando mais informações sobre o conflito, e atualizações sobre possíveis negociações realizadas por Elon Musk e Alexandre de Moraes. Acompanhe o nosso portal para mais notícias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *