Tudo sobre o Dólar: cotação do dólar hoje, história, notas, compra e venda

Notas de dólares americados e ao fundo bandeira dos Estados Unidos
 

O dólar americano, mesmo não sendo a moeda mais valorizada do mundo atualmente, é a moeda mais relevante na economia global, utilizada como referência na maior parte das transações internacionais. Por isso, hoje vamos te ensinar tudo o que você precisa saber sobre o dólar. Acompanhe a leitura!

História do dólar

Atualmente, observando o poder global do dólar, é até difícil de imaginar que antigamente, ele não era levado a sério pelos outros países. Principalmente porque a moeda era emitida por vários bancos, já que não havia controle governamental da emissão dessa moeda.

Se você está se perguntando qual é a origem do dólar, saiba que tudo começou no ano de 1776, durante a chamada Guerra da Independência dos Estados Unidos (1775-1783). O dólar foi criado devido a necessidade de se financiar a guerra e fomentar a nação, mas ele não era, nem de perto, o que é atualmente.

Foi apenas no ano de 1786, com as 13 colônias já independentes, através do Congresso Continental, que a moeda foi finalmente adotada como moeda nacional. Porém, os Estados Unidos não contavam com nenhuma lei em sua Constituição que visasse o controle da exclusividade da emissão dessa moeda.

Logo, essa ausência levou a um cenário caótico, já que qualquer pessoa podia abrir um banco e emitir dinheiro. Essa falta de controle fez com que vários bancos surgissem e as mais diversas formas de pagamento imagináveis foram adotadas. Para piorar ainda mais a situação, várias outras moedas coloniais se misturavam ao dólar, causando uma grande confusão.

Além de que, a ausência de um banco nacional fez com que o governo realizasse suas transações por meio dos estabelecimentos privados ou em espécie. As formas de pagamento estavam uma bagunça, e os outros países assistiam a essa situação com desdém.

Se você está se perguntando a origem da palavra “dólar, vem da palavra thaler (tolar), que era uma moeda de prata chamada Jáchymovský tolar, de nome tcheco, cunhada no Reino da Boêmia de 1520 a 1672. A thaler circulou pela Europa por uns 400 anos.

Como o dólar se tornou tão relevante?

O dólar apenas se tornou essa potência que conhecemos a partir da segunda metade do século XX, logo após a segunda guerra mundial. Se você recordar as aulas de história, lembrará que, após o conflito, os países europeus estavam quebrados economicamente. 

Logo, através de empréstimos e programas de ajuda econômica, como o Plano Marshall, cedidos pelos Estados Unidos, o dólar passou a circular mais entre os países europeus, ganhando um caráter internacional.

Até então, a moeda que tinha essa relevância era a libra esterlina, mas a importância que o dólar ganhou foi tão forte que o Reino Unido passou de credor a devedor dos Estados Unidos.

A ajuda americana foi essencial para a reconstrução dos países pós guerra mundial, e a moeda foi ganhando uma importância cada vez maior. Atualmente, o dólar é usado em reservas internacionais de bancos centrais ao redor de todo o mundo, inclusive pelo Banco Central do Brasil (Bacen). Também é usado como a moeda padrão de preços de empresas globalizadas.

O que influencia o preço do dólar hoje?

O preço do dólar é determinado por diversos fatores políticos, técnicos e macroeconômicos que influenciam a oferta e demanda pelo dólar. Conheça alguns fatores principais:

  • Taxa de juros: a taxa de juros em que os empréstimos em dólar são realizados influencia o preço da moeda. Quando as taxas aumentam, os investidores ganham mais dinheiro ao emprestar dólares enquanto os tomadores de empréstimos têm mais encargos ao pedir dinheiro emprestado. Já uma taxa de juros baixa significa que os tomadores de empréstimos terão menos custos, incentivando mais pessoas a comprar dólares.
  • Comércio exterior: o comércio exterior também influencia o preço do dólar. Quando mais produtos são comprados e vendidos entre países, o fluxo comercial aumenta, o que normalmente leva a alta do dólar, já que as trocas financeiras são realizadas na moeda americana, mesmo que os Estados Unidos não estejam envolvidos nas transações. Por outro lado, se mais produtos forem importados do que exportados, haverá menos oferta de dólar, e consequentemente, o dólar cairá.
  • Inflação: quando a inflação aumenta, o valor do dinheiro diminui e os investidores tendem a procurar outras formas de investimento. Logo, quando a inflação aumenta, o preço do dólar também tende a aumentar. Por outro lado, quando a inflação cai, o preço do dólar tende a cair.

O que é câmbio flutuante?

O câmbio flutuante é o sistema cambial em que as operações de compra e venda de moedas funcionam sem controle sistemático do governo. O valor das moedas estrangeiras flutua de acordo com a oferta e a demanda no mercado. Uma moeda que usa uma taxa de câmbio flutuante é conhecida como moeda flutuante.

Como o dólar é abreviado?

A abreviação de dólar é USD, enquanto o seu símbolo é US$.

Como funciona a cotação do dólar?

O dólar é a moeda da maior economia do mundo que é os Estados Unidos. Isso faz com que a moeda seja a mais utilizada nas transações internacionais realizadas pelo mundo todo, ou seja, a moeda padrão. É claro que qualquer alteração na economia norte-americana acaba por afetar o mundo todo.

Falando especificamente do Brasil, a cotação do dólar varia conforme qualquer outro produto: é regida pela lei da oferta e da procura. Ou seja, quando há muita moeda americana em circulação no país, ou seja, muita oferta, o preço do dólar cai. O mesmo ocorre ao contrário.

O que faz o dólar cair?

  1. Superávit comercial – quando a quantidade de exportações é maior, ou seja, com itens vendidos pelo Brasil e pagos em dólares pelos estrangeiros;
  2. Juros Brasileiros – a alta dos juros brasileiros acabam por atrair investidores estrangeiros;
  3. Turismo – quando turistas trocam dólar por real no Brasil, aumenta a oferta de dólar no país e a demanda por real;

O que faz o dólar subir?

  1. Déficit comercial – quando o Brasil importa mais do que exporta;
  2. Gastos brasileiros no exterior – brasileiros gastam além do normal em países estrangeiros. E eles precisam do dólar para gastar no exterior. Logo, há mais demanda de brasileiros pela moeda americana;
  3. Juros americanos: se os juros nos Estados Unidos sobem, a tendência também é que saiam dólares do Brasil, já que a taxa lá fora fica mais atrativa para os investidores;

Quais são os tipos de dólar?

Conheça os tipos de dólar:

  • Dólar comercial: é o dólar usado na cotação da bolsa de valores, nas negociações feitas no exterior entre empresas e pelo governo. A cotação que a gente vê nos sites de economia e nos telejornais é a do dólar comercial. Ele deve ser mais acessível, ou seja, mais baixo.
  • Dólar turismo: o dólar turismo, como já diz o próprio nome, é utilizado para as viagens ao exterior, e sua cotação vale também para as compras no cartão de crédito que você utiliza lá fora. O dólar turismo é sempre maior que o dólar comercial, por ser utilizado apenas para consumo.
  • Dólar paralelo: Este é o dólar comercializado por pessoas ou entidades que não tem autorização para isso. No caso do Brasil, não é proibido que você tenha dólares em casa, mas é necessário declarar a quantidade que está entrando no país.

Flutuação das moedas: fatores

Esse movimento ocorre por meio das compras e vendas realizadas pelos dealers de câmbio e pelas atividades do mercado financeiro (investimentos, empréstimos, fluxos de pagamentos, etc.). A flutuação também depende do patamar de exportações e importações, da taxa de juros interna, das taxas básicas de juros das principais economias, do turismo, da política fiscal monetária vigente e da situação econômica do país como um todo.

Países que adotam o dólar

O dólar (símbolo: $) é o nome comum de moedas oficiais de 9 países: Austrália, Canadá, Estados Unidos, Hong Kong, Jamaica, Namíbia, Nova Zelândia, Singapura e Taiwan. Mas, no caso, não se trata do dólar americano. Na Austrália, a moeda oficial é o dólar australiano, enquanto no Canadá, é o dólar canadense, e por assim vai.

Já o dólar americano é a moeda oficial dos Estados Unidos da América, Equador, El Salvador e Panamá.

Características das notas de dólar

Cada uma das cédulas de dólar americano conta com diferentes símbolos e personalidades em suas faces, homenageando pessoas e épocas importantes da história dos Estados Unidos.

Nota de um dólar americano
Tudo sobre o Dólar: cotação do dólar hoje, história, notas, compra e venda 7

Nota de um dólar

A nota de um dólar é a que mais conta com simbolismos. No centro da sua parte da frente, há a imagem do primeiro presidente dos Estados Unidos, George Washington. Já no outro lado da cédula, há diversos outros simbolismos, como:

  • Água: à direita, é possível ver uma águia, que é o animal símbolo dos EUA, segurando um ramo de oliveira em uma pata e 13 flechas na outra. O significado diz respeito ao poder da paz e da guerra, respectivamente;
  • Pirâmide: a pirâmide é um símbolo utilizado há centenas de anos para representar força e longevidade. No caso da nota impressa de um dólar, percebe-se que o topo está separado do corpo da pirâmide, representando o Estado sempre em construção. Já na base, o número romano MDCCLXXVI faz referência ao ano da independência dos EUA, 1776;
  • Olho da Providência: também conhecido como o Olho que Tudo Vê, ele fica acima da pirâmide e representa Deus, e sua intervenção a favor dos Estados Unidos. Também vale notar que é um símbolo da maçonaria, sociedade da qual muitos políticos americanos da época faziam parte;
  • Número 13: é um número que está presente em uma série de detalhes da nota de um dólar. Além da frase em latim e das flechas seguradas pela águia que já citamos, o 13 também aparece nos andares da pirâmide, nas folhas do ramo de oliveira, nas faixas verticais do escudo presente à frente da águia e nas estrelas acima do animal. Todas são referências às 13 colônias que formaram a nação americana.

Também há símbolos ligados à produção de cédulas, como o Selo do Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos. Esses símbolos são utilizados para indicar onde a nota ou moeda foi produzida, além de atestar sua legitimidade.

Outras cédulas

As outras notas não possuem tantos simbolismos, mas trazem diferentes personalidades históricas, de acordo com a seguinte lista:

  • 2 dólares: Thomas Jefferson, principal autor da declaração da independência dos Estados Unidos;
  • 5 dólares: Abraham Lincoln, décimo sexto presidente americano e responsável por liderar os EUA durante a Guerra de Secessão (também conhecida como Guerra Civil Americana) e abolir a escravidão do país;
  • 10 dólares: Alexander Hamilton, criador do Primeiro Banco dos Estados Unidos e primeiro Secretário do Tesouro do país;
  • 20 dólares: Andrew Jackson, sétimo presidente americano e um dos maiores responsáveis pela criação do Partido Democrata;
  • 50 dólares: Ulysses S. Grant, décimo oitavo presidente americano e um dos maiores responsáveis pela criação do Partido Democrata;
  • 100 dólares: Benjamin Franklin, importante estudioso e um dos líderes da Guerra de Independência dos EUA;

Por que o dólar é tão importante?

Como o dólar é a moeda mais forte do mundo atualmente, a posição faz com que ele seja a moeda principal utilizada em operações de câmbio do comércio mundial, além de ser utilizado como reserva de valor por muitos países (inclusive o Brasil).

Qual é o momento certo para comprar dólar?

Se você deseja viajar para o exterior, e a moeda local do país de destino é o dólar, é importante ir preparado e já comprar uma boa quantia. Para saber qual é o momento certo, recomenda-se analisar constantemente o mercado e a taxa do dólar, para comprar num momento em que estiver mais barato e economizar na compra, não deixando para a última hora.

O que é e como funciona a taxa de câmbio do dólar?

A taxa de câmbio é o preço em moeda nacional de uma divisa estrangeira. Ou seja, o valor pelo qual uma moeda pode ser trocada por outra. A taxa de câmbio indica quantas unidades de uma moeda são necessárias para comprar uma unidade de outra moeda e vice-versa.

Ela é definida pelo mercado, ou seja, pactuada pelas instituições autorizadas pelo Banco Central a operar e seus clientes. Diferentes fatores influenciam na formação da taxa, tanto internos como externos, mas via de regra impera a lei da oferta e procura.

Qual a importância da cotação do dólar americano para mim?

A cotação do dólar americano é uma informação importantíssima para pessoas que estão planejando uma viagem para o exterior, pois ela influencia o preço de transporte, estadia, lazer e compras no país de destino. Além disso, ela também impacta na inflação do nosso país, podendo aumentar os preços de produtos.

Como comprar e vender dólar?

A compra e venda de dólar podem ser feitas em casas de câmbio, corretoras ou nos bancos para viagem ou para investimentos. É possível vender dólares para amigos, desde que o valor não ultrapasse US$ 500.

Como ter uma conta em dólar?

A conta em dólar funciona de maneira parecida com uma conta corrente regular, que você já possui em instituições bancárias ou fintechs em território nacional. Ou seja, você pode fazer tudo que uma conta corrente permite, como realizar pagamentos, ter um cartão de crédito/débito para uso cotidiano, e até mesmo fazer investimentos. A única diferença é que a moeda movimentada não é o real, e sim o dólar.

É importante ressaltar, também, que a moeda em questão é o dólar comercial, uma versão com um custo bem abaixo do que aquele visto no dólar turismo.

Diversas instituições já permitem que os brasileiros, pessoa física ou jurídica, contem com esse tipo de conta no dia a dia. É possível criar essa conta de maneira muito simples através do seu próprio smartphone, e também ter acesso a todos esses serviços com rapidez e de forma 100% online.

Através dela, é possível receber salário ou pensões, sem conversões ou encargos extras, facilitando a sua rotina e suas relações comerciais, além de poder fazer compras internacionais sem perder o poder de compra por conta da cotação da moeda ou impostos envolvidos nas transações.

Para criar uma conta em dólar, basta se cadastrar em alguma das instituições que disponibilizam esse serviço, como a BS2, C6 Bank e Nomad Global.

Como receber dinheiro em dólar?

Atualmente, diversas instituições financeiras já disponibilizam esse serviço. Porém, os bancos tradicionais costumam cobrar taxas muito altas para a realização de transferências internacionais, fazendo com que as startups sejam as melhores alternativas.

Portanto, o melhor a se fazer é buscar uma startup confiável, segura e econômica. Além de prática, é claro, para que o processo não seja burocrático. A melhor startup de transferências internacionais do Brasil atualmente é o transferbank, já que é a opção com as menores taxas em transferências acima de USD 1 mil, além de contar com uma plataforma prática e intuitiva, e segurança total.

Conclusão

É fundamental ter um bom entendimento sobre o dólar, já que é a moeda mais forte e importante mundialmente. Além disso, a moeda também tem forte influência sobre a inflação do Brasil, impactando diretamente no preço que pagamos nos produtos. Logo, é de extrema importância se informar sobre o assunto.

Baixe o app

R. Gen. Mário Tourinho, 1733 – 7º andar – Barigui, Curitiba – PR, 80740-000

Rua Francisco Rocha, 198 – Batel, Curitiba – PR, 80730-390

©2023 Transferbank. Todos os Direitos Reservados