Tudo sobre Libra Esterlina: cotação da libra hoje, história, notas, compra e venda

 

A Libra esterlina é a moeda oficial de todo o Reino Unido e é considerada uma das mais antigas em circulação no mundo. Sua origem do nome em inglês vem da construção latina “Libra pondo”, que representa medida de peso. A palavra “Libra” deixou de ser usada por lá há muito tempo, mas ainda é como a conhecemos por aqui, no Brasil. 

Neste conteúdo, vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre a Libra esterlina. Acompanhe a leitura:

História da Libra esterlina

A libra esterlina também é chamada de “British Pound”, “Pound Sterling” e até “Pound”. Ela é uma das moedas mais antigas do mundo que ainda circula nos dias de hoje. Segundo o Corporate Finance Institute (CFI), a moeda da Inglaterra surgiu por volta de 1489, no reinado de Henrique VII.

Porém, foi apenas em 1694 que começou a circular como moeda oficial do Reino Unido, mesmo ano em que o Banco da Inglaterra se estabeleceu. O nome da moeda, que vem da expressão “libra pondo”, reflete o império romano, e significa “equilíbrio de peso”, que vem do latim.

Durante muitos anos, além do nome fazer referência à Roma antiga, ela também era dividida em 240 unidades até 1970, aproximadamente. E uma curiosidade é que o Euro nunca circulou por lá, mesmo que o país tenha feito parte da União Europeia por mais de 40 anos. Afinal, não são todos os países da União Europeia que utilizam o euro.

O que influencia o preço da Libra esterlina hoje?

O preço da Libra esterlina é determinado por diversos fatores políticos, técnicos e macroeconômicos que influenciam a oferta e demanda pela Libra. Conheça alguns fatores principais:

  • Taxa de juros: a taxa de juros em que os empréstimos em Libra são realizados influencia o preço da moeda. Quando as taxas aumentam, os investidores ganham mais dinheiro ao emprestar libras, enquanto os tomadores de empréstimos têm mais encargos ao pedir dinheiro emprestado. Já uma taxa de juros baixa significa que os tomadores de empréstimos terão menos custos, incentivando mais pessoas a comprar libras.
  • Comércio exterior: o comércio exterior também influencia o preço da libra. Se mais produtos forem importados do que exportados, haverá menos oferta da libra, e consequentemente, a moeda cairá. O contrário também ocorre.
  • Inflação: quando a inflação aumenta, o valor do dinheiro diminui e os investidores tendem a procurar outras formas de investimento. Logo, quando a inflação aumenta, o preço da libra também tende a aumentar. Por outro lado, quando a inflação cai, o preço da libra tende a cair.

O que é câmbio flutuante?

O câmbio flutuante é o sistema cambial em que as operações de compra e venda de moedas funcionam sem controle sistemático do governo. O valor das moedas estrangeiras flutua de acordo com a oferta e a demanda no mercado. Uma moeda que usa uma taxa de câmbio flutuante é conhecida como moeda flutuante.

Como a libra esterlina é abreviada?

A sua abreviação é GBP (British Pounds Sterling) (Libra Esterlina Britânica), enquanto o seu símbolo é £.

Como funciona a cotação da libra esterlina?

A cotação da libra esterlina diz respeito ao valor que a unidade monetária se nivela em relação às outras economias. Ou seja, por quanto uma moeda pode ser trocada por outra. Ela reflete a situação econômica e política britânica em comparação com a de outros países.

O valor determinante do preço de um dinheiro em relação ao outro é chamado de taxa de câmbio. Por exemplo, se a taxa da libra é de 5,20, significa dizer que para obter 1 libra, é preciso pagar R$ 5,20; para 2 libras, R$ 10,40 e assim em diante.

Essa cotação pode ser impactada por fatores econômicos e políticos do mercado. Assim como todas as moedas, o valor cambial estabelecido tenta equilibrar as situações econômicas de diferentes países.

Por isso, as variações vão ocorrer em função das oscilações do mercado britânico. A inflação e a taxa de juros real, por exemplo, também podem afetar os valores.

Quais são os tipos de cotação?

No Brasil, existem 2 tipos de cotações de libra: a libra turismo e a libra comercial, e cada uma é utilizada para determinada finalidade.

Qual a diferença entre libra comercial e libra turismo?

Libra comercial: É usada na cotação da bolsa de valores, nas negociações feitas no exterior entre empresas e pelo governo. A cotação que a gente vê nos sites de economia e nos telejornais é a da libra comercial. Ela precisa ser mais acessível, ou seja, ter um valor mais baixo.

Flutuação das moedas: fatores

Esse movimento ocorre por meio das compras e vendas realizadas pelos dealers de câmbio e pelas atividades do mercado financeiro (investimentos, empréstimos, fluxos de pagamentos, etc.). A flutuação também depende do patamar de exportações e importações, da taxa de juros interna, das taxas básicas de juros das principais economias, do turismo, da política fiscal monetária vigente e da situação econômica do país como um todo.

Países que adotam a Libra esterlina

Atualmente, os países que utilizam a libra são aqueles pertencentes ao Reino Unido (Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales), porém outros territórios britânicos também utilizam a libra.

Características das notas de Libra esterlina

Conheça algumas das principais características das notas de libra esterlina:

  • O ex-primeiro-ministro, Winston Churchill, foi a primeira pessoa da realeza a ser retratada em uma moeda.
  • A Rainha aparece na frente de todas as cédulas de libra;
  • Já o verso delas possui figuras como Adam Smith, Winston Churchill, Charles Darwin e Matthew Boulton;
  • Ela foi assinada a mão até o final do século XIX;
  • Se juntar uma moeda de cada valor, é possível montar o brasão Inglês;
  • A única moeda que o brasão aparece por inteiro é na £1.

O que faz a libra esterlina cair?

Um dos principais motivos para a queda da libra é a quantidade de ofertas no mercado interno fazendo assim com que a cotação da moeda caia. Isso normalmente acontece quando os juros estão altos, então isso acaba por atrair mais investidores, o que faz com  que a moeda tenha mais circulação.

O que faz a libra esterlina subir?

O contrário acontece aqui. Com poucas ofertas, a demanda se torna então menor. Isso pode acontecer por conta dos juros baixos e inflação alta, o que faz com que os investidores acabem se afastando.

Por que a Libra esterlina é tão importante?

A Libra esterlina é cara, pois é a moeda utilizada na maioria das negociações europeias. Por isso, acontece o efeito de oferta e procura: por ser uma moeda tão importante, sua demanda é alta e, portanto, seu preço é mais caro. Além disso, Londres é o principal centro financeiro da Europa e um dos maiores do mundo.

Libra: como saber se devo comprar ou guardar?

Se você estiver planejando se mudar para um país que utiliza a Libra, ou apenas viajar, vale a pena ficar de olho na cotação para aproveitar para comprar quando ela estiver mais barata. Logo, você não precisa se preocupar com esse processo depois. Se a cotação apresentar um aumento, você não perde dinheiro.

Além disso, você pode aproveitar os valores em Libra na sua conta para abraçar oportunidades, como comprar um produto importado por um preço bacana, ou realizar negociações na moeda, caso seja dono de um negócio.

Mas, se você não planeja viajar para o exterior ou importar produtos tão cedo, pode ser mais vantajoso vender, já que a Libra está bem mais valorizado que o real, e você pode multiplicar o valor. Fique de olho na cotação para entender qual é o melhor momento para realizar a venda.

Qual é o momento certo para comprar?

Se você deseja viajar para o exterior, e a moeda local do país de destino é a Libra, é importante ir preparado e já comprar uma boa quantia. Para saber qual é o momento certo, recomenda-se analisar constantemente o mercado e a taxa da Libra, para comprar num momento em que estiver mais barata e economizar na compra, não deixando para a última hora.

O que é e como funciona a taxa de câmbio da Libra?

A taxa de câmbio é o preço em moeda nacional de uma divisa estrangeira. Ou seja, o valor pelo qual uma moeda pode ser trocada por outra. A taxa de câmbio indica quantas unidades de uma moeda são necessárias para comprar uma unidade de outra moeda e vice-versa.

Ela é definida pelo mercado, ou seja, pactuada pelas instituições autorizadas pelo Banco Central a operar e seus clientes. Diferentes fatores influenciam na formação da taxa, tanto internos como externos, mas via de regra impera a lei da oferta e procura.

Qual a importância da cotação da Libra esterlina para mim?

A cotação da Libra esterlina é uma informação importantíssima para pessoas que estão planejando uma viagem para o exterior, pois ela influencia o preço de transporte, estadia, lazer e compras no país de destino. Além disso, ela também impacta na inflação do nosso país, podendo aumentar os preços de produtos.

Como comprar e vender Libra?

A compra e venda de libras podem ser feitas em casas de câmbio, corretoras ou nos bancos para viagem ou para investimentos.

Como ter uma conta em Libra?

A conta em Libra funciona de maneira parecida com uma conta corrente regular, que você já possui em instituições bancárias ou fintechs em território nacional. Ou seja, você pode fazer tudo que uma conta corrente permite, como realizar pagamentos, ter um cartão de crédito/débito para uso cotidiano, e até mesmo fazer investimentos. A única diferença é que a moeda movimentada não é o real, e sim a libra.

É importante ressaltar, também, que a moeda em questão é a libra comercial, uma versão com um custo bem abaixo do que aquele visto na libra turismo.

Diversas instituições já permitem que os brasileiros, pessoa física ou jurídica, contem com esse tipo de conta no dia a dia. É possível criar essa conta de maneira muito simples através do seu próprio smartphone, e também ter acesso a todos esses serviços com rapidez e de forma 100% online.

Através dela, é possível receber salário ou pensões, sem conversões ou encargos extras, facilitando a sua rotina e suas relações comerciais, além de poder fazer compras internacionais sem perder o poder de compra por conta da cotação da moeda ou impostos envolvidos nas transações.

Acompanhe o passo a passo para criar uma conta em Libra:

  1. Escolha o provedor que oferece as melhores condições e taxas;
  2. Faça o cadastro da sua conta online, pelo aplicativo do provedor ou em uma agência;
  3. Informe seus dados pessoais e comprovante de residência;
  4. Conclua as etapas de verificação exigidas pelo provedor;
  5. Finalize sua conta e comece a usar!

Algumas instituições interessantes que oferecem esse serviço são:

  • Wise;
  • BS2;

Como receber dinheiro em Libra?

Atualmente, diversas instituições financeiras já disponibilizam esse serviço. Porém, os bancos tradicionais costumam cobrar taxas muito altas para a realização de transferências internacionais, fazendo com que as startups sejam as melhores alternativas.

Portanto, o melhor a se fazer é buscar uma startup confiável, segura e econômica. Além de prática, é claro, para que o processo não seja burocrático. A melhor startup de transferências internacionais do Brasil atualmente é o transferbank, já que é a opção com as menores taxas em transferências acima de USD 1 mil (ou o equivalente em outras moedas), além de contar com uma plataforma prática e intuitiva, e segurança total.

Conclusão

É importantíssimo ter um bom conhecimento a respeito de uma das moedas mais antigas em circulação do mundo, utilizada pelo principal centro financeiro da Europa e um dos mais fortes do mundo. É uma moeda forte e cara, que interfere bastante nos preços no Brasil também.

Portanto, mesmo que você não tenha planos de morar ou viajar para algum país do Reino Unido, é essencial se informar sobre a moeda.

Baixe o app

R. Gen. Mário Tourinho, 1733 – 7º andar – Barigui, Curitiba – PR, 80740-000

Rua Francisco Rocha, 198 – Batel, Curitiba – PR, 80730-390

©2023 Transferbank. Todos os Direitos Reservados