investir exterior capa investir exterior capa

As vantagens de investir no exterior e por onde começar

Fazer investimentos no exterior é um excelente caminho para ter uma carteira diversificada e multiplicar os seus lucros, apostando em moedas mais fortes. Além de também proteger a sua carteira de tempos de crise no Brasil. Para entender quais são as vantagens de investir no exterior e por onde começar, acompanhe a leitura.

O que significa investir no exterior?

Fazer investimentos no exterior significa alocar capital em um país diferente daquele em que o investidor reside. E essa ação pode ser feita por diversos motivos, como a diversificação da carteira, ou a procura de maior rentabilidade em moedas mais fortes.

Quais são as vantagens de investir no exterior?

Entenda quais são as principais vantagens dos investimentos no exterior.

Diversificação geográfica

Investir em países diferentes é um passo importante para reduzir os riscos e a volatilidade da sua carteira de investimentos. Ao realizar aplicações no exterior, você terá acesso a outros mercados, que funcionam em dinâmicas diferentes do Brasil e estão expostos a fatores diferentes dos nossos.

Independentemente do seu objetivo final, seja a curto ou longo prazo, você encontrará opções de investimento no exterior que farão sentido para os seus objetivos.

Exposição do portfólio de diferentes setores

Realizar investimentos no exterior favorece a exposição a mercados e setores que não são tão fortes no Brasil. Nos EUA, por exemplo, há um grande mercado de empresas do setor da tecnologia, por exemplo, ou de montadoras de carros. Dois exemplos de setores com menor expressão no mercado doméstico.

Possibilidade de maximizar o retorno

Ao aplicar capital fora do seu país de origem, você tem acesso a diversas ações que estão sendo negociadas ao redor do mundo. Logo, é possível encontrar ativos acessíveis, principalmente em momentos em que a bolsa brasileira está supervalorizada. Ao expor seu capital a uma moeda mais forte, você aumenta suas chances de ter uma maior rentabilidade.

Acesso a moedas de economias consolidadas

Diante de momentos de crise, ter o seu dinheiro aplicado em países com moedas fortes como o dólar ou o euro, faz toda a diferença. Afinal, a divisa é amplamente usada ao redor de todo o mundo e oferece maior liquidez e estabilidade.

Quais são as desvantagens dos investimentos internacionais?

investir exterior meio transferbank
As vantagens de investir no exterior e por onde começar 4

Apesar dos investimentos no exterior contarem com bem mais vantagens do que desvantagens, é importante prestar atenção em alguns pontos:

  • Taxa de câmbio: as flutuações da taxa de câmbio são umas das principais desvantagens. Afinal, ela é definida em cima da lei da oferta e demanda. Logo, o investidor pode acabar fazendo a conversão em momentos desfavoráveis para ele. Vale lembrar que também é possível consultar a taxa diretamente pelo site do Banco Central.
  • Volatilidade: muitas vezes, a volatilidade é considerada uma vantagem ao fazer um investimento no exterior. Porém, é importante ter cautela durante os momentos de crises e recessões as quais talvez você não tenha notícia.

Por onde começar a investir?

Para começar a investir no exterior, o primeiro passo é criar uma conta em uma corretora de valores. Dessa forma, o investidor tem acesso a ativos e empresas de países de todo o mundo em um lugar só. Além disso, também é possível adquirir ETFs (Exchange Traded Funds), fundo de investimento que tem como referência índices da bolsa de valores.

Conclusão

Os investimentos no exterior podem aumentar a segurança e a lucratividade de sua carteira, logo, são um ótimo caminho para uma boa saúde financeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *