Códigos dos Bancos para DOC e TED Códigos dos Bancos para DOC e TED

Confira: Lista Atualizada de Códigos Bancários para DOC/TED

Quando realizamos uma transferência bancária via TED ou DOC para uma instituição diferente da de origem, é necessário informar o código do banco destinatário para que a operação possa ser concluída. 

Para que os clientes das instituições não tenham mais dúvida quanto a isso, preparamos uma lista com os códigos dos principais bancos. Portanto, acompanhe o conteúdo para descobrir o código dos bancos mais utilizados no país:

O que é o código de um banco e para que serve?

Os clientes de instituições financeiras possuem dúvidas quanto a serventia do código dos bancos, e por qual motivo eles são necessários para transferências via TED ou DOC. O COMPE  (Código do Sistema de Operações Monetárias e Compensações de Outros Papéis) foi criado para poder diferenciar os diversos bancos utilizados no Brasil.

Ele serve como um código de identificação, para certificar que o valor transferido será enviado ao banco correto e evitar erros. É por isso que ele é solicitado durante as transferências via TED e DOC.

Na maioria das vezes, o próprio sistema de operações monetárias preenche o código automaticamente após o cliente selecionar a instituição bancária de destino. 

Porém, é importante sempre verificar se essa informação foi preenchida de forma automática, e caso esteja em branco, o cliente deve preencher para evitar falhas.

Os códigos dos bancos possuem 3 números. Quando ele é digitado incorretamente, ocorre uma falha na operação e o valor retorna para a conta do remetente. 

Saiba agora quais são os códigos dos bancos mais utilizados no Brasil. Para que encontre mais rapidamente o que está buscando, utilize o modo busca do seu computador, apertando as teclas “Ctrl + F”.

Lista de códigos dos bancos para TED ou DOC

BANCO                                                                           CÓDIGO

Nu Pagamentos S.A. (Nubank)                                     260

Banco do Brasil S.A. (BB)                                              001

Caixa Econômica Federal                                              104     

Banco Bradesco S.A.                                                      237

Banco Itaú Unibanco S.A.                                             341

Banco Santander (Brasil) S.A.                                      033

Banco Inter S.A.                                                              077

PicPay Serviços S.A.                                                       380

CCM Desp Trans SC e RS (Sicoob Creditra)                016

Banco C6 S.A.                                                                  336

Pagseguro Internet S.A.                                                290

Mercado Pago                                                                 323

XP Investimentos S.A.                                                    102

Banco Neon Pagamentos S.A.                                      655

Banco de Brasília (BRB)                                                 070

Banco da Amazonia S.A.                                                003

Bradesco Financiamentos S.A.                                     394

Banco CCB Brasil S.A                                                      320

Banco Agibank S.A                                                          121

Bradesco Cartões S.A                                                      204  

Banco Itaubank S.A                                                         479

Crefisa S.A                                                                         069

Banco BMG S.A.                                                               318

Easynvest – CV S.A.                                                          140

Quando utilizar o código dos bancos?

Eles devem ser utilizados quando o cliente de uma instituição financeira deseja realizar uma transferência para outros bancos, via TED ou DOC. Logo, é necessário informar os dados do destinatário e o código do seu banco.

Não é necessário informar o código quando a transferência será enviada para um cliente do mesmo banco de destino. Ou seja, se você deseja enviar uma transferência do banco Santander para outro cliente do banco Santander, não precisa preencher o código.

Mas, se deseja enviar uma transferência do Banco do Brasil para um cliente do Itaú, você deve preencher o código do banco Itaú.

Caso você esteja enviando algum valor para a sua própria conta bancária, será necessário o preenchimento do código. Pois ele serve para identificar a instituição bancária, e não o titular da conta.

Como utilizar o código para transferências?

No momento da realização de transferências, cada instituição possui uma plataforma diferente para seguir com a operação. Mas, no geral, você deve entrar na sua conta bancária com login e senha pelo aplicativo, ou se dirigir a uma agência física do seu banco, se preferir.

Logo, você selecionará o método de transferência (TED ou DOC). Preencha todos os dados bancários do destinatário da transferência, e selecione o banco de destino junto com o preenchimento do código.

Caso o código inicie com o número 0, você pode inserir apenas os dois últimos números. Após preencher tudo certinho, verifique a existência de erros de digitação. Pois eles podem fazer com que a operação não seja realizada, retornando o valor para a sua conta novamente.

Após verificar as informações, confirme a operação digitando a senha da sua conta, e pronto, a transferência será enviada!

Qual é a diferença entre TED e DOC?

Ambos são formas de transferências e possuem a mesma finalidade. Porém, o DOC possui um limite de transferências de R$4999,99. Já o TED, não possui um limite máximo ou mínimo estipulado.

Além disso, quando a transferência é realizada via DOC, o valor cai na conta apenas no próximo dia útil. O TED é mais rápido, pois o valor cai na conta no mesmo dia, até as 17h. Após esse horário, não é mais possível realizar operações financeiras via TED.

É necessário preencher o código em transferências via Pix?

Não é necessário. Afinal, é por isso que o Pix foi criado: para diminuir a burocracia necessária na hora de enviar transferências bancárias. O método de transferências permite que valores sejam enviados preenchendo apenas uma informação sobre o destinatário.

Essa informação é a chave do Pix. Pode ser um número de celular, e-mail, CPF, CNPJ ou chaves aleatórias (códigos criados pela própria instituição financeira, e cada conta bancária possui uma ou duas chaves aleatórias exclusivas).

Após preencher a chave Pix do destinatário, é necessário apenas verificar se está tudo certo. Ou seja, confirmar o nome completo do destinatário e o banco. 

Pode aparecer apenas um banco, ou mais de um banco após digitar a chave Pix. Quando aparecer mais de um, basta perguntar ao destinatário em qual deles ele gostaria de receber o valor. Logo, basta apenas confirmar a operação digitando a sua senha.

Onde fica o código dos bancos?

Você também pode encontrar o código das instituições financeiras nos documentos emitidos por elas (como boletos) e também no aplicativo dos bancos.