Pessoa realizando contabilidade emitindo nota fiscal Pessoa realizando contabilidade emitindo nota fiscal

Como emitir nota fiscal MEI?

Desde o início da pandemia do Covid-19 em 2020, o número de microempreendedores digitais vem crescendo cada vez mais. Afinal, é bastante vantajoso se tornar um autônomo e poder controlar melhor a própria renda. E um dos processos que fazem parte da rotina do MEI é a emissão de notas fiscais.

As notas fiscais servem como um documento gerado para comprovar a prestação de serviços de um MEI, para deixar o serviço mais profissional e seguro. A emissão de notas fiscais não é obrigatória, e alguns clientes não costumam solicitar. Mas é imprescindível aprender a realizar a emissão, para poder emitir quando necessário.

Aliás, emitir uma notinha fiscal para os seus serviços prestados é sempre a melhor opção, já que transmite maior credibilidade e profissionalismo para os seus clientes. E esse, inclusive, é um dos maiores benefícios do MEI. Ele permite que o profissional consiga atuar com mais formalidade.

MEI precisa emitir nota fiscal?

Depende. O MEI não precisa emitir a nota fiscal eletrônica quando realiza uma venda para pessoa física, apenas quando o cliente solicitar esse documento. Porém, nas negociações e prestações de serviço com pessoa jurídica, empresas ou órgãos públicos, o empreendedor deve emitir a nota fiscal.

A exceção é quando o próprio cliente já emite a nota fiscal de entrada, o que acontece quando se trata de empresas de comércio ou indústria. Também é importante lembrar que  a emissão de nota fiscal não é obrigatória quando o MEI realiza uma venda interestadual.

Qual é a diferença entre a nota fiscal e a nota fiscal-e?

Emitindo nota fiscal mei
Qual a diferença entre nota fiscal comum e nota fiscal-e

A única diferença entre os dois tipos de nota fiscal, é que a segunda, que é a nota fiscal eletrônica, oferece uma facilidade maior. Para descomplicar o processo da emissão do documento, foi disponibilizada uma maneira de fazer isso de forma 100% digital, prática e rápida.

Como e onde emitir nota fiscal MEI?

O processo para a emissão da nota fiscal MEI varia bastante de acordo com a cidade, o estado e o tipo de nota fiscal a ser emitida. Portanto, se você é prestador de serviços, para entender o passo a passo correto, procure a prefeitura da sua cidade. Mas caso você seja do comércio ou indústria, procure a Secretaria da Fazenda Estadual.

Em São Paulo, por exemplo, é necessário que o MEI conte com uma senha de acesso ao portal da prefeitura. E para isso, ele deve procurar a Secretaria Municipal de Finanças para solicitar a senha, e realizar o desbloqueio. Quando a senha estiver desbloqueada, ele poderá acessar o sistema para realizar o processo de emissão.

Na grande maioria dos casos, o processo para poder emitir a nota fiscal consiste nos seguintes passos:

  • Acesse o site da prefeitura da cidade onde reside
  • Realize o seu login
  • Clique em “criar ou gerar nota”
  • Selecione “criar nova nota”
  • Preencha os campos solicitados
  • Conclua clicando em “emitir”
  • Agora só basta baixar a nota fiscal e enviar para o cliente!

Se a nota acompanhar um produto, você deve imprimir o Danfe (Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônico). Isso é necessário para que você possa registrar a assinatura do cliente e armazenar a nota fiscal.

Caso não consiga realizar a emissão, procure o setor tributário da prefeitura da sua cidade para que possa receber a orientação correta.

Melhores emissores de nota fiscal eletrônica

A nota fiscal eletrônica tem por objetivo desburocratizar o processo de emissão do documento, para garantir uma facilidade maior para os empreendedores em uma atividade tão comum na sua rotina de trabalho. Além de se tratar de um processo mais sustentável, já que diminui a impressão dos papéis.

Facilita também o controle e a fiscalização para os órgãos governamentais. Portanto, para que o empreendedor possa contar com mais praticidade no seu dia a dia de trabalho, é fundamental conhecer um bom emissor de nota fiscal eletrônica. Trata-se de um sistema que torna o processo mais inteligente e rápido.

Confira agora uma lista com os melhores emissores de notas fiscais eletrônicas!

Sistema público municipal

Esse sistema é uma opção gratuita oferecida pelas prefeituras de cada cidade. É o mais indicado para os microempreendedores individuais (MEI), pela sua facilidade e a falta de cobrança de um investimento inicial.

Para utilizar o sistema, é necessário que o MEI solicite o acesso diretamente na prefeitura. O MEI deverá realizar o cadastro apresentando alguns documentos importantes, e dependendo da natureza da operação, deverá apresentar também o alvará de funcionamento do estabelecimento.

Sebrae

O Sebrae é outra opção gratuita para emissão de nota fiscal. Trata-se de um sistema criado em parceria com o governo de São Paulo, que não possui um limite mensal para a emissão das notas! Ele pode ser utilizado e acessado em todo o país.

Para dar início ao processo, basta acessar o site do Sebrae, fazer o seu cadastro, baixar o sistema e instalar o software. Caso a instalação não funcione, pode ser porque o Java do computador não está atualizado. Após esse processo, você já pode começar a emitir as notas fiscais no sistema.

Contabilizei

A plataforma Contabilizei oferece serviços de um contador, além de um programa de emissão de Nota Fiscal Eletrônica 100% digital. Antigamente o serviço era gratuito, mas hoje em dia há a cobrança de R$89,00 no plano básico, que é recomendado para quem trabalha sozinho, sem sócios ou funcionários.

Nesse plano básico, o empreendedor tem direito a serviços de contabilidade, emissão de boletos, atendimento por chat e emissor de notas. Para poder utilizar a plataforma, é necessário contar com um certificado digital modelo A1.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *