Você já se perguntou quanto vale 500 mil visualizações no Youtube? A Internet é um lugar repleto de oportunidades, e trabalhar como criador de conteúdo digital é a realidade de milhares de pessoas! O Youtube, antigamente, era uma ferramenta que, para quem sabia utilizar da forma correta, dava um retorno financeiro significativo!
Porém, atualmente, outras redes sociais chegaram e passaram a dividir o lugar com o Youtube, e o seu retorno já não é mais o mesmo de antes. Mas, isso não quer dizer que não dá mais para ganhar um bom dinheiro com a plataforma.
O Youtube ainda é, certamente, um site extremamente lucrativo para os criadores de conteúdo! Acompanhe a leitura para descobrir mais sobre a monetização da plataforma:
Como funciona a monetização do Youtube?
O Youtube é uma plataforma que permite que qualquer usuário compartilhe vídeos sobre os mais diversos temas. Possui espaço para todos os gostos: esportes, culinária, maquiagem, entretenimento, finanças, arte, etc.
É uma plataforma bastante importante, pois ela é um grande centro de informações úteis, como notícias, aulas sobre determinados assuntos, e diversos outros. Afinal, está na lista dos maiores mecanismos de busca da internet!
Os criadores de conteúdo que se empenham a criar vídeos com qualidade, eventualmente começam a crescer na plataforma, aumentando o número de inscritos no canal e a quantidade de visualizações nos conteúdos.
O principal pré-requisito para a monetização do Youtube, é que o usuário tenha mais de 18 anos, e uma base de no mínimo 1mil inscritos. Além disso, as visualizações acumuladas no seu canal devem ultrapassar no mínimo 10 mil. O usuário também deve possuir uma conta no AdSense.
E, por último, é necessário que o usuário mantenha anualmente uma média de 4 mil horas assistidas por outros usuários. Logo, o usuário estará apto para se inscrever no Programa de Parcerias do Youtube. Para começar a monetização dos conteúdos criados, serão veiculados anúncios no decorrer dos seus vídeos.
Quanto um Youtuber ganha?
Uma das maiores curiosidades dos internautas é saber quanto ganha aproximadamente um criador de conteúdo digital. Porém, não existe uma única resposta. Isso é algo que depende de alguns fatores. Entenda:
Após o usuário se inscrever no Programa de Parcerias do Youtube, a plataforma realiza uma avaliação, são inseridos materiais publicitários (anúncios) no canal, e o cálculo do lucro do canal é realizado através do CPM (custo por mil impressões).
Logo, o criador de conteúdo recebe a cada 1000 visualizações no seu conteúdo. O valor que os criadores de conteúdo ganham por mês não costumam ser fixos. Isso depende da sua quantidade de inscritos, visualizações, a frequência que ele costuma postar vídeos.
Fatores como época do ano também influenciam o CPC (custo por clique), que é somado ao CPM. Conteúdos que possuem um maior CPC atraem mais anunciantes. Os vídeos que possuem CPC alto são aqueles que possuem assuntos mais relevantes e procurados. Dessa forma, rendem mais.
Conteúdos desinteressantes, ou que não seguem as políticas do Youtube, possuem um CPC mais baixo, e rendem menos.
O Natal, Black Friday, e outras datas importantes possuem CPC mais alto. Portanto, o criador de conteúdo, no momento de montar a estratégia, também deve levar em conta a época do ano e a sua relação com o vídeo publicado.
Portanto, a soma do CPC e do CPM definem o quanto o criador receberá em determinado vídeo. E esse valor não é fixo, e pode alterar com as épocas do ano, e com diversos outros fatores. Mas, aproximadamente, o valor recebido por visualizações é:
- 1000 visualizações: de USD 2 a USD 34
- 100 mil visualizações: de USD 500 a USD 2,5 mil
- 500 mil visualizações: de USD 1.000 a USD 4 mil
Como começar a ganhar dinheiro pelo Youtube?
Ganhar dinheiro apenas produzindo vídeos pode parecer algo simples e fácil na teoria. Porém, ter o Youtube como plataforma de trabalho para ganhar a sua renda principal requer bastante esforço, além do planejamento de estratégias.
Saiba agora quais são os passos essenciais para entrar nessa jornada:
Mantenha constância
Para levar o projeto realmente a sério, você precisa estar publicando conteúdos com constância. O ideal é uma média semanal de 2 a 3 vídeos. Isso faz com que você conquiste o seu lugar na plataforma, e seja conhecido e sempre lembrado pelo seu público.
Observamos que em redes sociais como o TikTok (ou até mesmo o Youtube) alguns usuários possuem a sorte de publicar apenas um vídeo, e ele já viralizar bastante.
Porém, para trabalhar como criador de conteúdo digital, não é assim que as coisas funcionam. É necessário investir na quantidade e na constância. Mas lembre-se que é necessário que os conteúdos possuam a devida qualidade, e sejam de fato interessantes para o seu público-alvo.
Defina o seu nicho
Para que os seus conteúdos sejam assistidos e gerem lucro, você precisa ter um público-alvo bem definido, e criar uma identidade que atenda as demandas do seu nicho. É preciso ser original. Pois quando você cria conteúdos com a finalidade de agradar a todos, você não cria um público fiel, e os seus visitantes não se tornam inscritos.
Isso deixa o seu canal superficial, pouco aprofundado. Por isso, escolha um nicho que você curta bastante e tenha algo a adicionar, e crie os conteúdos pensando apenas naquele público-alvo.
Realize uma pesquisa aprofundada sobre os seus gostos, problemas e necessidades. Assim, você conhecerá melhor o público que deseja atingir e saberá exatamente o que fazer para ganhar a sua atenção.
Execute SEO para Youtube
Quando você está escolhendo um vídeo no Youtube para assistir, qual é a primeira coisa que te chama a atenção nas opções? Isso mesmo, o título! Crie títulos impactantes, que
possuam CTA (chamada para a ação), levando os visitantes a clicar nele, entre tantos vídeos disponíveis.
Trabalhe a curiosidade, mas não de uma forma que soe falso e superficial. Afinal, o vídeo deve entregar sempre o que o visitante espera quando clica nele por causa do título.
Além disso, uma outra técnica de SEO que te ajudará bastante é desenvolver descrições de vídeo otimizadas.
Coloque informações completas sobre o conteúdo falado no vídeo, peça sugestões para o público (isso promove a interação, aumentando o engajamento do vídeo), e direcione os seus seguidores para as suas redes sociais. Isso faz com que eles se tornem seguidores fiéis.
Um outro ponto importantíssimo é colocar legenda nos seus vídeos, para que eles fiquem acessíveis aos deficientes auditivos e estrangeiros. Além disso, vídeos com legenda são ótimos para quando você está em um lugar mais silencioso e não deseja precisar aumentar tanto o volume para entender o que está sendo dito.
Ou seja, as legendas aumentam bastante as visualizações do seu vídeo, e o tempo que os visitantes passam assistindo.
Por último, use as tags corretamente, inserindo palavras-chave de altas buscas.