O IBAN é um código necessário em operações de transferências internacionais, e foi criado com a finalidade de padronizar as operações, oferecendo mais segurança, e diminuir possíveis erros na hora de realizar a transferência, já que existem diversos bancos espalhados pelo mundo.
Para entender melhor sobre o que é, para que serve e como funciona esse código, acompanhe a leitura:
O que é o código IBAN?
IBAN significa International Bank Account Number (Número da Conta do Banco Internacional), e trata-se de um código padrão que permite a identificação de contas em transferências internacionais. Ou seja, ele assegura que o valor em dinheiro será enviado para o titular correto.
Ele foi desenvolvido em 1997 pelo Comitê Europeu de Normas Bancárias, e inicialmente, era utilizado para facilitar as operações bancárias apenas entre os países da União Europeia. Mas, atualmente, aproximadamente 70 países ao redor do mundo já estão utilizando o IBAN em suas transações, inclusive o Brasil.
E, no Brasil, a sua regulamentação foi publicada em 2013 pelo Banco Central, através do Circular número 3.625. A partir disso, ele tornou-se um padrão de identificação para as operações internacionais, e todas as instituições financeiras devem fornecer essa identificação aos seus clientes.
O que são os números do código IBAN
O código do IBAN deve ser composto por no máximo 34 caracteres, mas no Brasil, ele é composto por 29 caracteres. Para um melhor entendimento sobre como ele funciona exatamente no Brasil, tomemos como exemplo a forma de composição do IBAN da Confidence Corretora de Câmbio:
Entenda o que cada componente do código corresponde:
- BR – Código do país
- 08 – 2 dígitos verificadores
- 11703662 – 8 caracteres numéricos que correspondem ao identificador da instituição financeira, de acordo com a lista de participantes do STR divulgada no sítio do Bacen
- 00019 – 5 caracteres numéricos correspondentes a identificação da agência bancária (dígito verificador não incluso)
- 0000001001 – 10 caracteres numéricos que correspondem ao número da conta do cliente (dígito verificador incluso)
- C – Caractere que corresponde ao tipo de conta, conforme o dicionário de tipos do Catálogo de Mensagens e de Arquivos do SFN
- 1 – Caractere que corresponde a identificação do titular da conta, sendo 1 para o primeiro ou único titular, 2 para o segundo, e assim em diante, utilizando caracteres alfabéticos de A a Z para titulares a partir do décimo
É importante entender do que se tratam os componentes do código de identificação, para evitar erros quando realizar transferências internacionais. É um conhecimento importante principalmente para quem realiza tais operações com uma frequência maior.
Onde encontrar o código IBAN da conta?
Para acessar o seu código IBAN, você pode solicitar a informação ao gerente do seu banco, realizar uma consulta no seu Internet Banking ou encontrar sites para gerar o número. Nesse caso, basta apenas informar o número da agência, da conta com o dígito, e selecionar o número do seu banco pelo ISPB (Identificador de Sistema de Pagamentos Brasileiro).
É importante ressaltar que, além do IBAN, existem outros códigos que também são necessários para a realização de transferências internacionais, como o SWIFT, por exemplo.
Qual é a diferença entre IBAN e SWIFT?
Essa é uma dúvida bastante comum de quem está começando a realizar transferências internacionais. Enquanto o IBAN funciona como um número de conta, utilizado para identificar a conta de destino da transferência, o SWIFT é utilizado para identificar a instituição bancária destinatária.
O SWIFT, também chamado por BIC, é um código universal que possui a finalidade de identificar as instituições financeiras envolvidas na operação internacional, e é composto por 8 a 11 caracteres. As suas siglas significam Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication. Já o termo BIC, as siglas significam Bank International Code.
A sua composição é dividida em 4 partes, com a finalidade de identificar diferentes pontos. Acompanhe o exemplo:
WWWW XX YY ZZZ
- WWWW – Faz referência ao banco, e deve sempre ser preenchido com letras. Se a instituição for o Travelex Bank, por exemplo, nessa parte devem ser preenchidas as letras BKCO (BK significa Bank no inglês, e CO de Confidence, o antigo nome da instituição).
- XX – Faz referência ao código do país em questão, e também deve ser preenchido apenas com letras. No caso do Brasil, o código utilizado em transferências internacionais é o BR.
- YY – Realiza a identificação da região na qual a instituição bancária pertence, e pode contar com letras e caracteres. No caso do Travelex Bank, seria a sigla SP – que indica a cidade de São Paulo. Esse campo também deve ser preenchido apenas por letras.
- ZZZ – A última parte do código é responsável por indicar o número da agência bancária. No caso de bancos com apenas uma unidade bancária, não é necessário preencher o número, e são nesses casos que o código SWIFT conta com apenas 8 caracteres.
É possível pesquisar os códigos SWIFT ou BIC de uma instituição bancária diretamente no site oficial da SWIFT, ou entrando em contato com o gerente do banco ou a agência que você possui conta. Mas a forma mais fácil de descobrir o seu código SWIFT é consultando no site The SWIFT Codes – Brazil.