Mulher, branca, dona de um negócio Dropshipping falando ao telefone e trabalhandon um notebook Mulher, branca, dona de um negócio Dropshipping falando ao telefone e trabalhandon um notebook

Dropshipping: o que é, e como utilizar o modelo de negócio

O dropshipping é um modelo de negócios que está bastante em alta nos tempos atuais, e muito provavelmente você já ouviu falar sobre ele algumas vezes. Trata-se de um modelo implementado em e-commerces, já que os trabalhos virtuais vêm ganhando cada vez mais força.

Ele permite que você atue nos canais online sem realizar grandes investimentos, e até mesmo sem estoque! E, para isso, basta contar com um fornecedor de produtos, que também fica responsável pela entrega das mercadorias. Acompanhe a leitura para entender melhor o que é dropshipping, e como utilizar o modelo de negócio!

O que é dropshipping?

Como explicado acima, o dropshipping é um modelo de negócio que permite a venda de produtos sem a necessidade de contar com uma estrutura de estoque. Basicamente, é uma empresa que atua como intermediária entre o fornecedor e o cliente. Ou seja, duas empresas firmam uma parceria para fornecer produtos aos clientes.

Uma empresa atua como fabricante, enquanto a outra é responsável por realizar a divulgação dos produtos e as vendas, mas a empresa fabricante deve realizar a entrega das mercadorias. Para o fabricante, o lucro vem do valor cobrado relativo à produção. E, ao e-commerce que realiza a divulgação, fica a diferença entre o preço pago ao parceiro e o preço cobrado ao consumidor.

E, como você já deve ter percebido, a grande vantagem desse modelo de negócios é a possibilidade de focar melhor nas ações de marketing digital e vendas, afinal, a empresa funciona como uma vitrine virtual. Dessa forma, não é necessário ter estoque e nem grandes investimentos ou infraestrutura. Você pode começar do zero.

De uma forma mais resumida, é como abrir uma empresa com pouco dinheiro. É uma excelente opção para pessoas que preferem trabalhar de qualquer lugar, e são boas em vender. Aprender mais sobre o marketing digital tem se tornado cada vez mais fácil, já que existem cursos gratuitos em toda a internet.

Como funciona o dropshipping?

Nesse modelo de negócio, a empresa realiza a divulgação e a comercialização dos produtos, e a partir do momento que a venda é realizada, envia a ordem para o fornecedor parceiro, já que o fornecedor é o responsável por fazer o envio do produto no nome da loja virtual. Veja como isso funciona mais detalhadamente:

O primeiro passo para começar a trabalhar com dropshipping, é a seleção de fornecedores. Defina com qual nicho de produtos você irá trabalhar, lembrando que você também pode optar por ter um e-commerce variado, com todos os tipos de produtos, para atrair todo o público para o seu negócio.

Depois, defina quais são os melhores fornecedores de acordo com o que você quer para a sua loja virtual. É preciso levar em consideração o preço, mas também o custo-benefício, qualidade de entrega e monitoramento de estoque e envio. 

O segundo passo é realizar a oferta ao usuário. O fornecedor informará a quantidade de cada produto disponível para venda e o preço, e a partir disso, você já pode começar a realizar a divulgação. Mas esse passo, é claro, leva em conta o fato de você já ter criado o seu e-commerce.

Assim que uma venda é realizada, o pedido é automaticamente processado pela loja virtual, já que ela funciona 24h por dia. A ordem de solicitação é enviada ao fornecedor, e a nota fiscal é gerada.

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O terceiro passo é o envio do produto, que é importante ressaltar que trata-se de uma responsabilidade do fornecedor. Ele realiza todo o processo de separação, empacotamento, etc. Também gera um código de acompanhamento para a sua empresa, para que você possa verificar se tudo está ocorrendo da forma adequada.

E o último passo é o retorno. Se houver uma devolução ou troca da mercadoria, a logística reversa continua sendo uma responsabilidade do fornecedor. O trabalho do seu e-commerce, nesse caso, é apenas fazer o contato com o cliente.

Também é importante lembrar que o comprador tem contato apenas com a loja virtual, e até mesmo a entrega é realizada no nome do seu e-commerce, portanto, caso haja qualquer erro, é com a sua loja virtual que o cliente irá falar, mesmo que a entrega não seja sua responsabilidade. É importante ter isso em mente para começar a trabalhar nesse modelo de negócio.

Ou seja, é fundamental realizar uma boa escolha dos fornecedores, pois caso contrário, isso pode gerar problemas para a sua empresa, fazendo com que ela fique com uma má reputação no mercado. Sempre avalie bem as suas escolhas, para fazer parcerias com fornecedores comprometidos e confiáveis.

Assim, o dropshipping preserva a sua imagem e reputação no mercado. De uma forma geral, é um modelo de negócio bastante vantajoso, e que gera lucros altíssimos para quem se compromete a realizar uma boa divulgação de produtos.

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