O Bitcoin vem se tornado cada vez mais popular no mercado financeiro, chamando a atenção dos investidores do mundo inteiro. Trata-se de um investimento de renda variável, já que apresenta valorização e desvalorização rápida. Dessa forma, acaba exigindo uma análise aprofundada e agilidade dos indicadores.
Por ser um tema relativamente recente, é comum que as pessoas apresentem uma certa desconfiança e uma falta de conhecimento sobre o investimento. E uma das dúvidas mais comuns é: como converter Bitcoin em real? Preparamos um artigo explicando melhor sobre o Bitcoin e a sua forma de conversão. Acompanhe a leitura:
O que é Bitcoin?
Com certeza você já ouviu esse termo alguma vez. O Bitcoin é uma moeda virtual formada através de um código único. A moeda digital conta com um grande diferencial: ela é descentralizada e sem intermediadores. Ou seja, não é regulada por bancos, empresas ou governos.
A sua movimentação é peer-to-peer (ponto a ponto), e a sua transação ocorre por meio de computadores e códigos criptografados, que ocorrem de maneira anônima e sem a existência de interferências externas.
Como converter Bitcoin em real?
As operações de câmbio dependem de uma cotação atualizada, e atualmente, um Bitcoin pode valer aproximadamente R$300 mil. Dessa forma, para a realização da conversão para receber em real, o ideal é buscar corretoras de criptomoedas como a Binance, ou realizar uma troca com outros investidores.
Grande parte das pessoas ainda pensa que só é possível investir em Bitcoin com quantias altas de dinheiro, mas isso não é verdade! É possível começar os seus investimentos em Bitcoins com um orçamento menor, já que a moeda pode ser comprada por frações (chamadas de satoshis).
Porém, mesmo investindo pouco, ainda é preciso realizar uma profunda análise, assim como qualquer investimento. O indicado é estudar bastante sobre o Bitcoin antes de aplicar o seu dinheiro.
É possível realizar investimentos iniciais a partir de R$10,00. Mas, como os valores são voláteis, os preços também mudam conforme o mercado.
Onde comprar Bitcoin no Brasil?
Existem várias plataformas digitais onde você pode comprar e negociar Bitcoins. Além disso, você pode realizar tais compras tanto em sites brasileiros quanto internacionais. Como se trata de uma commodity, a compra é bem prática, intuitiva e rápida. Alguns exemplos de corretoras populares são: NovaDax, Binance, Foxbit e Coinext.
Sempre avalie a corretora que oferece as melhores vantagens. Também é importante avaliar a segurança das opções, e dar uma olhada nos feedbacks de clientes.
O mercado está favorável para a compra de Bitcoin?
Para entender se é o melhor momento para investir em Bitcoin, é necessário verificar se o investimento está de acordo com as suas metas atuais. Caso você esteja buscando um retorno rápido, o Bitcoin não é a melhor opção para você. Porém, se pretende realizar um investimento de médio a longo prazo, é uma excelente alternativa.
Os especialistas esperam uma retomada das moedas digitais, principalmente pelo fato de que, com a desaceleração da inflação nos Estados Unidos, o Bitcoin retornou a apresentar um grande crescimento no mercado. Dessa forma, existe um enorme potencial no investimento, e uma possibilidade de maior rendimento futuro.
Mas é importante ressaltar que trata-se de um investimento que exige atenção. Afinal, o Bitcoin já passou por momentos de altíssima valorização, mas também de quedas drásticas. Estude as cotações e defina os seus objetivos, além de se atentar na escolha de uma corretora segura, com taxas justas.
Documentos necessários para transformar Bitcoin em dinheiro
Para realizar o processo de conversão do Bitcoin para real, existem alguns documentos necessários solicitados. Confira a lista:
- Documento de identificação com foto
- Dados bancários vinculados ao CPF do titular
- Comprovante de residência
Vantagens de investir em Bitcoin
O Bitcoin é uma forma extremamente vantajosa de diversificar a sua carteira de investimentos, e oferece excelentes oportunidades de multiplicar o seu patrimônio. Confira as principais vantagens de começar a investir na moeda digital:
- Proporciona liberdade financeira
- Possibilita a transferência de valores em uma escala global de uma carteira para outra sem a intermediação de um banco
- Privacidade e rapidez para enviar dinheiro
- Taxas baixas em comparação ao método tradicional de envio
- Possibilidade de negociar o ativo por outras moedas
Assim como todos os tipos de investimento, também possui as suas desvantagens, que são: a baixa aceitação, falta de regulamentação, mercado novo com algumas incertezas, e demanda conhecimentos específicos. Já a sua volatilidade pode ser uma vantagem e desvantagem ao mesmo tempo.
Para investir em Bitcoin, é recomendado que o investidor já conte com uma certa experiência e conhecimento sobre o mercado de investimentos. Os iniciantes devem começar com opções mais “tranquilas” com uma volatilidade menor, garantindo mais segurança.
Caso você já tenha uma certa experiência, é uma ótima ideia diversificar a sua carteira com o Bitcoin, com excelentes oportunidades de multiplicar o seu patrimônio.