O mundo digital está trazendo cada vez mais inovações. Nos últimos anos, principalmente após o início da pandemia, o home office se tornou bastante comum, e faz parte da realidade de milhares de trabalhadores do mundo inteiro. É uma forma de trabalho que oferece mais praticidade, conforto e efetividade.
Além disso, novas profissões digitais estão sendo criadas e desenvolvidas. Já que a internet se tornou o centro do mercado financeiro e empresarial, é fundamental que os trabalhadores acompanhem as novidades e atualizações.
O home office trouxe um grande avanço para o mercado de trabalho: a possibilidade de prestar serviços para o exterior. O que traz diversas vantagens para os trabalhadores de todo o mundo, significando uma oportunidade de lucrar mais, e melhorar o estilo de vida. Entenda agora o que é necessário para começar a trabalhar para o exterior!
Quais profissões podem prestar serviços para o exterior?
Qualquer profissão que possa ser realizada de forma 100% remota e que faça sentido para outros países, pode iniciar a prestação de serviços para o exterior, tanto para uma contratação formal e integral, quanto para a contratação de serviços como freelancer (que atua apenas em determinados projetos, sem vínculo empregatício).
A melhor maneira de prestar serviços para o exterior fica a critério do trabalhador. Confira agora a lista das principais profissões que contam com a possibilidade de trabalhar para empresas internacionais de maneira 100% digital:
- Tradutor
- Contador
- Redator
- Revisor de textos
- Designer gráfico
- Designer de games
- Programador
- Consultor financeiro
- Professor particular
- Psicólogo
- Administrador de empresa
- Analista de métricas
Todas as profissões citadas acima contam com uma grande demanda, e fazem sentido para empresas no mundo inteiro. Mas é claro que o profissional deve dominar a língua nativa do país em que deseja prestar serviços de forma remota, e conhecer as regras aplicadas a sua área de atuação nesta região.
Modelos de prestação de serviços para o exterior
Trabalhar para o exterior entra na modalidade de exportação. Esse conceito atende a produção, venda e entrega de serviços prestados por um trabalhador a outro país. De acordo com a Organização Mundial do Comércio, existem diversas modalidades de prestação de serviços para empresas internacionais. Confira:
Comércio transfronteiriço
É quando um serviço é realizado de um indivíduo de um país, para uma empresa de outro país. Os mais comuns são os serviços prestados pela internet, como freelancer ou por contratação formal.
Trabalhar como freelancer para projetos internacionais é extremamente vantajoso. Pois o profissional autônomo controla o seu próprio tempo e decide a quantidade de projetos que pretende pegar, que interferem diretamente nos seus lucros. Dessa forma, ele pode receber em euro ou dólar sem possuir vínculos empregatícios.
Existem diversas plataformas para serviços prestados como freelancer, conectando os clientes e os profissionais.
Presença comercial no exterior
Esse tipo de prestação de serviço diz respeito às empresas que fazem parte do mesmo grupo. Por exemplo, as filiais no Brasil que prestam serviços para a matriz em outro país.
Movimento temporário de pessoas físicas
É o caso dos profissionais brasileiros que vão para o exterior por um tempo previamente determinado para prestar um serviço. O que é algo bem comum em projetos de engenharia, por exemplo.
Documentos necessários para a prestação de serviços para o exterior
Para garantir a segurança tanto do trabalhador quanto da empresa nos projetos, é necessário providenciar documentos para formalizar a contratação da forma correta. Confira os documentos necessários:
- Contrato de compra e venda internacional: o profissional deve desenvolver um documento formal apresentando todas as obrigações e direitos das partes envolvidas no projeto, comprovando a relação comercial, para garantir mais segurança. O contrato também deve contar com prazos, metas e responsabilidades.
- InVoice: o Invoice é uma fatura emitida pelo prestador para comprovar o serviço realizado. Ele é escrito no idioma nativo do contratante e substitui o contrato, formalizando o projeto.
- Fatura comercial: a fatura comercial, também chamada de commercial InVoice, é um documento emitido pelo exportador, e funciona como uma nota fiscal. Representando a operação comercial e o seu objetivo. Dessa forma, o documento deve apresentar as mesmas informações do contrato.
- Contrato de câmbio: a conversão de valores é necessária em todas as transferências financeiras envolvendo mais de uma moeda. Por isso, é preciso contar com um contrato de câmbio que regulamente a operação.
Como receber por serviços prestados para o exterior?
Como explicado acima, é necessário contar com um contrato de câmbio para poder dar início ao processo de transferências internacionais. Ter uma parceria com uma plataforma de câmbio deixa tudo mais seguro, além de oferecer mais praticidade.
Os bancos tradicionais costumam cobrar taxas elevadas para transferências internacionais, fazendo com que o trabalhador tenha um certo prejuízo. E é por isso que nasceram as startups correspondentes cambiais! Para facilitar todo o processo para o trabalhador.
Ou seja, elas contam com taxas reduzidas, além de oferecer muito mais agilidade no prazo para o recebimento. O transferbank é a opção mais vantajosa atualmente para o recebimento de remessas internacionais, já que conta com as taxas mais atrativas, e desburocratiza todo o processo.
Para receber pelos seus serviços de forma econômica, basta realizar o seu cadastro no transferbank. Leva apenas alguns minutos, e você só precisa preencher alguns dados necessários. Logo, poderá passar a receber pelos serviços prestados de forma mais prática.
Você pode contar com o transferbank para qualquer conversão em dinheiro, de forma 100% digital e segura, já que a startup segue todos os requisitos estabelecidos pelo Banco Central.
Vantagens de trabalhar para o exterior
Prestar serviços para o exterior pode mudar significativamente o seu estilo de vida para melhor. Confira abaixo as principais vantagens de trabalhar para empresas internacionais:
- Obter um lucro bem maior
- Aprimorar o idioma do país escolhido
- Conhecer uma cultura nova
- Enriquecer bastante o seu currículo
- Aprimorar o seu networking
- Receber em uma moeda mais valorizada atualmente que o real
Portanto, vale muitíssimo a pena dar início nessa jornada!