Câmbio na importação Câmbio na importação

Como lidar com a taxa de câmbio na importação

A taxa de câmbio é um fator extremamente importante para empresas de comércio exterior, sejam importadoras ou exportadoras. Ela está ligada diretamente ao setor financeiro da empresa, que além de todas as variáveis do negócio, também precisa se preparar para o mercado de câmbio.

Resumidamente, a taxa de câmbio é o preço de uma moeda estrangeira em unidades da moeda nacional. Vale lembrar que existe a taxa de venda (para exportações) e taxa de compra (para importações). Também, uma mesma moeda poderá ser negociada por valores diferentes no câmbio comercial e no câmbio turismo.

No decorrer deste texto iremos falar sobre o mercado de câmbio, documentos na importação, modalidades de pagamentos e como realizar o cadastro de uma importadora junto ao transferbank. 

Câmbio na importação 1
Como lidar com a taxa de câmbio na importação 5

Câmbio na Importação

Ao negociar uma compra de mercadorias com uma empresa de outro país, normalmente os valores são discutidos em Dólar Americano ou Euro, que são as moedas mais utilizadas mundialmente. 

Por isso, estar preparado e consciente de que as oscilações dessas moedas impactam diretamente na saúde financeira da empresa é muito importante, pois quanto mais desvalorizado o Real em relação a moeda negocia, maior será o valor do pagamento a ser realizado no processo da importação. 

Câmbio na importação 4
Como lidar com a taxa de câmbio na importação 6

As transações internacionais fazem parte das atividades rotineiras das importadoras, mas nem sempre a empresa possui uma instrução adequada para se preparar para as oscilações do mercado de câmbio. 

Isso ocorre, principalmente, porque as empresas precisam focar no seu negócio e acabam “confiando” nos bancos tradicionais, os quais já realizam as movimentações nacionais da empresa. Porém quando começam a operar no mercado internacional, percebe-se ainda mais a falta de transparência, taxas abusivas e suporte inadequado por parte destes bancos. 

Mas os “bancões” não são as únicas instituições autorizadas pelo Banco Central do Brasil a  realizar pagamentos ao exterior. Cada vez mais estão surgindo novas soluções para os importadores realizarem suas transações internacionais de maneira simples, econômica e segura, e o transferbank é um dos principais meios que torna isso possível.

Documentos necessários para o câmbio na Importação

Para realizar o pagamento de uma importação, primeiramente a empresa deverá estar habilitada no SISCOMEX (Sistema Integrado de Comércio Exterior). Após essa habilitação, a empresa estará apta a registrar as suas operações e conseguir os documentos necessários para liberar um pagamento de importação.

Abaixo os documentos necessários para importação:

  • Fatura Comercial ou Invoice
  • Declaração de Importação (DI ou DUIMP)
  • Licença de Importação (LI)
  • Comprovante de Importação (CI)
  • Registro de Operações financeiras (ROF)

Modalidades e prazos de pagamento

As modalidades de pagamentos e os seus prazos são muito importantes para a transação e interferem até mesmo na documentação necessária. 

O acordo com prazo de pagamento superior a 360 dias se faz necessário o Registro de Operações Financeiras – ROF.

Acordo com prazos menores de 360 dias poderão ser registrados diretamente no Declaração de Importação (DI)

Os pagamentos poderão ser realizados nas seguintes formas:

  • Antecipado: Pagamento antes do envio dos produtos;
  • À vista: Pagamento logo após o embarque dos produtos;
  • A prazo: Pagamento quando o produto chegar ao destino final.

Formas de pagamento

São diversas as formas de pagamento para importações, porém deve sempre verificar os custos envolvidos para que possa escolher a opção que se enquadra no planejamento financeiro da empresa. 

Cartão de crédito

Hoje é possível pagar compras internacionais e importações com o cartão de crédito emitido no Brasil, porém devido aos impostos aplicados e a taxa de câmbio mais alta, é um dos meios mais caros. Por exemplo, o IOF nessas transações é de 6,38%.

Vale Postal

Este é um serviço oferecido pelos Correios, que tem acordo com mais de 20 países para realizar transações financeiras internacionais. Esse meio é indicado para pagamentos de valores menores e os custos para operação de R$ 35,00 de taxa administrativa e 1,5% do valor da remessa.

transferbank

O transferbank é uma empresa credenciada pelo Central do Brasil e possui uma plataforma completa, didática e segura para efetuar pagamentos internacionais com mais economia e menos burocracia.

A proposta da plataforma é que o importador possa focar 100% em seu negócio, sem perder tempo e nem se desgastar com a burocracia dos “bancões”. Contando com uma equipe especializada no mercado de câmbio, o importador possui todo o suporte necessário para realizar a transação de forma segura e econômica. 

Pensando nisso, a plataforma criou mecanismos para facilitar a vida do importador, como cobrança automática de DI, taxa alvo, cadastro digital, controle das operações, radar de notícias em tempo real e outros. 

As taxas praticadas pelo transferbank são as menores do mercado, mesmo quando comparadas a bancos e fintechs tradicionais. Isso ocorre pois o transferbank oferece um câmbio justo e sem manipulação aos seus clientes. Os custos para importadoras são “spread” de 1%, isenção de IOF e de tarifa. 

Além de todas as funcionalidades e facilidades que a plataforma oferece, os custos são mais um atrativo para as importadoras. 

Como cadastrar a minha importadora no transferbank?

Primeiramente, para realizar o cadastro da sua importadora junto ao transferbank recomenda-se que você já tenha habilitado o RADAR da empresa, caso contrário,  o transferbank poderá indicar despachantes para realizar a habilitação. Recomenda-se a habilitação com antecedência, pois este processo pode ser um pouco demorado.

Documentos de cadastro para câmbio

O transferbank possui duas modalidades de cadastro para câmbio, o eventual e o permanente. 

Na modalidade eventual, é necessário a apresentação dos seguintes documentos:

  • Contrato social e Comprovante de endereço da empresa;
  • Documento de identificação e Comprovante de residência dos sócios.

Na modalidade permanente, além dos documentos mencionados anteriormente, é necessário o envio dos seguintes documentos:

  • Balanço e DRE encerrado no último exercício;
  • Declaração de faturamento dos últimos 12 meses. 

Os documentos solicitados pela equipe do transferbank são apenas os exigidos pelo Banco Central do Brasil, órgão que fiscaliza as instituições autorizadas a operar no mercado de câmbio.

Quais são os canais de atendimento do transferbank?

Tire suas dúvidas ou peça informações sobre suas transferências.

E-mail: contato@transferbank.com.br

Whatsapp business: (11) 97629-9992