coworking capa coworking capa

Coworking: O que é, e quais suas vantagens

O coworking é uma solução com a finalidade de beneficiar profissionais e empresas. Diversas empresas, após o período da pandemia, acabaram deixando de lado os escritórios, principalmente pelos custos que eles geram. O home-office passou a ganhar cada vez mais popularidade, por ser uma opção mais econômica e prática, e igualmente eficiente.

Ou seja, as estruturas físicas passaram a ser dispensadas. E foi diante desse cenário que surgiu o chamado coworking, uma opção para auxiliar essa forma de trabalho. Mesmo esse modelo não sendo novo no mercado, muitos ainda não o conhecem, e não estão cientes das suas vantagens.

E isso é bastante negativo, já que pela falta de conhecimento sobre o conceito, muitos deixam de aproveitar essa oportunidade de otimizar a rotina e se beneficiar de forma geral. Caso esteja curioso sobre o assunto, acompanhe a leitura para entender melhor do que se trata o coworking.

O que é o coworking?

O coworking é um ambiente de trabalho compartilhado por pessoas e empresas, como o próprio nome já sugere. Trata-se de um modelo de trabalho colaborativo, focado no compartilhamento de espaço e recursos. É possível alugar escritórios de coworking para trabalhar, realizar reuniões e etc.

É uma forma de atuação que representa bastante o futuro do trabalho, prevendo maior flexibilidade nas relações profissionais. O trabalho remoto e a jornada flexível estão se tornando opções cada vez mais escolhidas pelos profissionais de todo o mundo, em busca de uma maior qualidade de vida.

No início, o termo coworking era usado nos Estados Unidos como referência a um ambiente digital, e o criador do conceito foi Bernie Koven, um designer de games, que elaborou esse modelo de extensão do trabalho para funcionar de forma digital. E isso ocorreu ainda em 1999, acredite ou não!

Ou seja, o trabalho virtual, há muito tempo, é uma grande aposta para o futuro. Afinal, é um modelo eficiente, prático e flexível, oferecendo muito mais produtividade e qualidade de vida para os profissionais. 

O termo passou a ser utilizado de uma forma mais ampla alguns anos depois, e em 2005, Brad Neuberg passou a aplicá-lo para ambientes físicos. Logo, nasceu o coworking como um ambiente de trabalho colaborativo, e o modelo foi se popularizando em outros países, incluindo o Brasil.

Nos dias atuais, o coworking é visto como um ambiente de trabalho que pode atender empresas e profissionais, e a sua estrutura é pensada para proporcionar conforto, produtividade, estimular a criatividade e a colaboração.

Como é trabalhar em coworking?

coworking 02
Coworking: O que é, e quais suas vantagens 4

O trabalho em coworking significa contar com um ambiente profissional para realizar as suas atividades, e na maioria das vezes a experiência é bastante positiva, sem contar com problemas para adaptação ou outras questões do tipo, já que todos os detalhes são planejados justamente pensando nas necessidades dos profissionais.

Ou seja, tanto a decoração, quanto os equipamentos, espaços disponíveis e custos, são pensados para garantir a melhor experiência para os profissionais, estimulando a produtividade e os melhores resultados nas tarefas diárias.

Um detalhe interessante é que os coworkings também podem ser personalizados para públicos específicos, contando com um estilo único que atraia tais públicos. Profissionais que buscam ambientes mais descontraídos podem encontrar diversas opções, assim como os que buscam ambientes com mais seriedade também encontram diversas possibilidades.

Caso deseje alugar ambientes de coworking, saiba que existem várias opções com planos diferentes de contratação, como por hora, dia, semana ou mês. Graças a variedade de opções de coworking, você pode encontrar o espaço que mais combina com você, e atenda às suas necessidades. Esse leque de opções é bastante vantajoso.

O coworking é indicado para quem?

O coworking é bastante versátil, portanto, não existe regra. Ele é indicado para diversas empresas e profissionais, já que pode trazer inúmeras vantagens. Negócios que não contam com um estabelecimento físico ou que precisam marcar uma reunião fora da sua localidade podem se beneficiar bastante desses ambientes.

Além disso, também temos as empresas com sistema híbrido ou remoto, que desejam realizar algumas atividades de forma presencial, mas não contam com um ambiente fixo para isso. Nessa situação, uma excelente opção é buscar parcerias para oferecer um espaço para os colaboradores.

Outro público que pode se beneficiar bastante do coworking, são os profissionais que passaram a atuar de forma remota após a pandemia. Afinal, mesmo que a sua própria casa seja um ambiente cômodo, às vezes ocorrem alguns incômodos, como parentes barulhentos.

Também é bastante comum que os profissionais não se adaptem ao trabalhar em casa, pois estar em casa remete ao conforto e descanso. Dessa forma, apresentam dificuldades para ser produtivos. Estar em um ambiente mais profissional e em contato com outros trabalhadores pode ajudar bastante a resolver esse problema.

Portanto, é uma excelente opção para os profissionais freelancers, autônomos e também de carteira assinada que trabalham no sistema home office.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *