Contar com um currículo em inglês é uma excelente ideia para quem gosta de aproveitar as oportunidades no momento em que elas surgem. E principalmente para trabalhadores que desejam melhorar a sua qualidade de vida prestando serviços para uma empresa internacional. Aprenda agora como escrever um currículo em inglês!
É fundamental sempre ter um currículo atualizado, mesmo que não esteja buscando emprego. Afinal, você nunca sabe quando poderá surgir uma excelente oportunidade de trabalho no exterior ou no Brasil. Dessa forma, você não corre o risco de perder a vaga por estar com um currículo desatualizado.
Como fazer um currículo em inglês?
Para os mais jovens e que não contam com uma vasta experiência profissional, o ideal é colocar a formação acadêmica logo no início do currículo. É importante não colocar mentiras ou exageros, pois isso pode acabar te comprometendo no momento da entrevista, quando o recrutador perceber que você não possui muita experiência.
As outras informações devem ser preenchidas em ordem cronológica decrescente, do mais recente para o mais antigo. O indicado é que você não ultrapasse duas páginas, e utilize as fontes mais comuns, como Arial ou Times New Roman, com o tamanho maior que 10. Os itens que devem ser abordados são:
Personal information (dados pessoais)
Nesse primeiro campo, você também pode utilizar o termo “personal profile”. As informações que devem ser apresentadas são:
- Full name (nome completo)
- Address (endereço)
- Phone (telefone)
- Mobile (celular)
- Objective (objetivo)
Não é realmente necessário colocar mais informações do que as citadas acima. Manter o seu currículo mais minimalista e sem detalhes excessivos é sempre a melhor opção.
Academic background (formação acadêmica)
Você também pode utilizar os termos “Qualifications summary” ou “Areas of Expertise”. Nesse campo, você preenche o curso de graduação que realizou, a instituição e o ano de conclusão. Conheça as siglas utilizadas:
- Graduado (bacharel) – B.A ou B.S
- Mestrado – Msc
- Doutorado – PhD
Professional background (experiência profissional)
Você também pode escrever “Professional experience”, “Work experience” ou “Employment history”. Insira a sua experiência profissional com o nome da empresa, o período de contratação, os cargos em ordem cronológica decrescente e as atividades executadas.
Caso deseje destacar alguma realização que você acredite que te diferencie dos outros candidatos, utilize o termo “Major accomplishments”. É importante lembrar também que os meses devem vir abreviados, como: Jan, Feb, Mar, Apr, May, Jun, Jul, Aug, Sep, Oct, Nov e Dec.
Languages and computer skills (idiomas e habilidades de computação)
Você também pode utilizar o termo “Languages or Key Skills”. Logo, preencha os idiomas com os termos fluent (fluente), advanced (avançado), intermediate (intermediário) e basic (básico). Seja sempre honesto, pois pode ocorrer de determinado idioma ser pré-requisito para a vaga.
E caso o idioma seja fundamental para a contratação, você terá que realizar um teste escrito, e uma entrevista no idioma. Quanto às habilidades de computação, para dizer que você possui conhecimento do Office, coloque “Proficient user of MS Office”.
Outros
Confira as principais expressões utilizadas nos currículos em inglês:
- Atividades Extracurriculares (Extracurricular Activities)
- Certificações e licenças (Certification and Licences)
- Publicações (Publications)
- Participação em grupos ou organizações profissionais (affiliations)
Dicas para escrever o currículo em inglês
Agora que você já conhece os principais termos técnicos utilizados no currículo, separamos algumas dicas importantes para melhorar ainda mais o documento. Acompanhe:
- Não utilize um tradutor online ou automático. Se o seu conhecimento em inglês é básico, a melhor opção é pedir ajuda para algum conhecido que domine o idioma, ou contratar um tradutor profissional. Caso o nível seja avançado, ainda assim é importante contar com o auxílio de um tradutor profissional para revisar o seu currículo.
- Não traduza ao pé da letra. Outro erro bastante comum de trabalhadores que possuem nível básico de inglês, é traduzir as informações ao pé da letra. As regras gramaticais da língua inglesa funcionam de uma forma diferente, podendo fazer com que você cometa erros.
- Preste atenção na ortografia. Nunca confie cegamente no corretor ortográfico, pois existem muitas palavras com grafia parecida em inglês e português. E erros na digitação podem demonstrar desleixo. Caso tenha dúvidas sobre uma palavra, procure em dicionários online.
- Saiba utilizar o simple past e o present perfect. O correto é utilizar o simple past para mencionar atividades concluídas, mesmo que a definição de tempo esteja implícita. Ou seja, ele deve ser utilizado na descrição de todos os cursos concluídos e cargos anteriores. Já o present perfect deve descrever atividades em andamento.
Palavras e expressões comuns
Para te auxiliar ainda mais, preparamos uma lista com as palavras e expressões mais comuns de serem utilizadas em currículos em inglês:
- Aluno de graduação: undergraduate student;
- Aluno de pós-graduação: graduate student;
- Cargo: position;
- Candidato: applicant;
- Carreira: career;
- Carta de apresentação: cover letter;
- Competências: competences;
- Conhecimento de: knowledge of;
- Estágio: internship;
- Habilidades: skills;
- Pontos fortes: strengths;
- Ser responsável por: to be responsible for, to be in charge of.