ingles fluente ingles fluente

Inglês fluente: Qual o nível necessário para trabalhar para uma empresa do exterior remotamente

Durante a pandemia, o trabalho remoto começou a se tornar cada vez mais comum. Atualmente, é normal ver profissionais trabalhando de casa para empresas de outras cidades, e até mesmo de outros países, ganhando em moedas mais valorizadas, como o dólar. Você já sentiu vontade de trabalhar para o exterior?

Certamente, é uma excelente oportunidade para melhorar o seu estilo de vida e ganhar mais reconhecimento acadêmico. Por isso, ultimamente, cada vez mais profissionais estão indo atrás de oportunidades desse estilo. Diversas empresas internacionais oferecem oportunidades para profissionais brasileiros, principalmente nas áreas de TI e comunicação.

Mas, um problema muito comum, é o profissional contar com o conhecimento e a experiência necessários para preencher determinada vaga, mas não dominar o idioma do país da empresa contratante. O que acaba levantando uma dúvida: qual é o nível de inglês necessário para trabalhar para uma empresa do exterior remotamente?

Acompanhe a leitura para entender melhor qual é o nível de inglês adequado para prestar serviços para uma empresa internacional!

Preciso de inglês fluente para trabalhar para uma empresa do exterior remotamente?

A resposta para essa pergunta vai depender bastante da profissão que você deseja exercer. Por exemplo, para trabalhar com design, a importância do profissional dominar a língua materna do país onde a empresa se localiza é mínima, pois não se trata de um conhecimento necessário para que ele possa exercer a sua atividade.

Já para os profissionais da área da comunicação, principalmente da escrita, é imprescindível dominar o idioma materno da empresa contratante, para facilitar o entendimento e evitar erros gramaticais, algo que pode colocar em risco a reputação e o profissionalismo da empresa.

Isso também vai depender do país em que a empresa está localizada. Diversos brasileiros optam por trabalhar para empresas de Portugal, já que não é necessário ter um conhecimento tão avançado em inglês (na maioria das vezes). Além disso, você consegue conversar em português, mesmo que tenham algumas diferenças no modo de falar.

Porém, isso não exclui a importância de ter o inglês fluente, já que é a língua mais falada do mundo, e trata-se de uma exigência de diversas empresas para a contratação de profissionais, incluindo empresas brasileiras. Além disso, na Europa, vários atendimentos são realizados em inglês.

Antes de se aplicar em qualquer vaga, até mesmo de empresas brasileiras, sempre dê uma olhada nas exigências relacionadas ao idioma para ter uma noção do que será esperado do profissional que preencher a ocupação. Caso não atenda os requisitos, não realize a sua candidatura.

Para trabalhar para uma empresa internacional, é necessário também ir atrás de entender a cultura do local, até mesmo para melhorar a relação e a comunicação com a sua equipe.

Quais trabalhos exigem inglês fluente?

Como explicado acima, a necessidade do domínio em inglês depende bastante da área em que você deseja atuar. Você precisará ter o inglês avançado/fluente se o cargo exercido for na área da comunicação, gestão ou liderança. Logo, a fluência será um requisito mínimo.

Em oportunidades como essa, além de dominar o inglês, é importante ter uma boa conversação, e saber falar sobre negócios, resultados e problemas operacionais com a sua equipe.

Quais são os níveis de inglês existentes?

Ao se candidatar tanto para vagas no exterior quanto no Brasil, apresentar um certificado de proficiência em inglês é uma excelente vantagem competitiva! E os seus conhecimentos serão testados na prática em uma entrevista com o recrutador da vaga na qual você se candidatou.

Por isso, é importante ser honesto quanto ao seu nível de inglês. Para que você não confunda, descrevemos os níveis de inglês existentes:

Nível básico

O nível A1 é um nível básico, em que você é capaz de entender frases simples e expressões familiares na rotina, dando início a uma interação social. O nível A2 é um pouco acima, e indica que você consegue entender construções mais relevantes no ambiente familiar e no emprego, com interações mais elaboradas.

O nível básico é o mais comum no Brasil, e nele, estão as pessoas que aprenderam inglês na escola. Mas não costuma ser um nível suficiente para trabalhar no exterior.

Nível independente

O nível B1 é aquele que engloba conhecimentos sobre as atividades básicas e também de leitura e escrita no inglês. Ele permite que você consiga lidar com diversas situações corriqueiras. Já o nível B2 inclui a produção de textos sobre vários assuntos e uma maior interação, sem muito esforço.

Esse nível já é suficiente para encontrar boas oportunidades de trabalho no Brasil e no exterior para trabalhar de forma remota.

Nível proficiente

O nível C1 engloba todos aqueles que compreendem e produzem vários textos complexos e significados implícitos sobre diversos assuntos. Contam com a expressão fluente, flexível e espontânea, tanto para fins sociais quanto profissionais ou acadêmicos. E o nível C2 é o mais fluente em inglês.

Estando em qualquer um desses níveis, você consegue encontrar as melhores oportunidades para trabalhar no exterior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *