A ordem de pagamento funciona como uma autorização para que a retirada de uma quantia do banco com cheques ou remessas de valores seja feita dentro ou fora do país com prazo entre 48h e 7 dias para saque, e que possa ser efetuada por meio de cheque internacional, ordem comercial ou ordem de pagamento cruzada.
Enviar dinheiro ao exterior ou até mesmo realizar um pagamento para quem não tem uma conta bancária são apenas alguns exemplos de ordem de pagamento. Acompanhe a leitura para entender melhor sobre o seu conceito, funcionamento e principais características!
O que é uma ordem de pagamento?
A ordem de pagamento, também chamada de ORPAG, trata-se de uma autorização para que a retirada de uma quantia do banco com cheques ou remessas de valores seja realizada sem problemas. Porém, algumas instituições bancárias ainda reconhecem como ordem de pagamento apenas transferências feitas para não correntistas.
Um dos métodos mais tradicionais de envio de dinheiro ao exterior é a ordem de pagamento, e é por isso que ela é um tema relevante, e que ainda gera muitas dúvidas nos usuários de serviços de remessa internacional de dinheiro.
Como funciona?
Normalmente utilizada para alguns pagamentos específicos, a ordem de pagamento serve bem para quem precisa pagar os cálculos de rescisão a um ex-funcionário sem conta bancária, ou para envio de remessas de valores, pagamento de serviços e reembolso de compras.
Um cheque administrativo é considerado uma ordem de pagamento, e se caracteriza pelo envio de dinheiro de uma pessoa para outra através de um cheque pertencente ao próprio banco emissor.
Portanto, para que um indivíduo consiga realizar uma transferência para outra pessoa, ele precisa escolher uma instituição financeira ou banco que disponibilize esse tipo de serviço para poder dar início ao processo.
Em algumas instituições bancárias, esse recurso só pode ser utilizado quando o indivíduo destinatário da quantia não é correntista. Assim que a agência for escolhida, a pessoa deve ir até o local com os seguintes documentos:
- nome completo;
- RG ou outro documento de identidade com foto (como a CNH);
- CPF;
- contrato assinado;
Quando usar a ordem de pagamento?
Agora que você já entende o que é a ordem de pagamento, vale a pena conhecer melhor sobre as aplicações deste serviço com exemplos. Confira as principais situações de utilização da ordem de pagamento:
Remessa de valores ao exterior
O envio de dinheiro para o exterior é uma das principais aplicações. Imagina que uma pessoa viajou para outro país. Não é uma alternativa tão segura levar toda a quantia que será utilizada em dinheiro. E, muitas vezes, ocorrem imprevistos em que essa pessoa precisará de mais recursos no exterior.
Portanto, em períodos mais longos, como intercâmbios e cursos, é comum serem realizadas várias remessas. Já quem vai para trabalhar ou para fixar residência no exterior pode precisar enviar quantias várias vezes ou uma grande quantia inicial, por exemplo.
Pagamento de verbas rescisórias
Às vezes, no momento do rompimento da relação de trabalho, o funcionário não possui uma conta bancária para o recebimento dos valores. Em situações como essa, a empresa pode utilizar a ordem de pagamento para cumprir suas obrigações legais.
Pagamento de serviços
O pagamento de serviços é uma outra situação em que a ordem de pagamento pode ser necessária. Quando não é conveniente pagar em dinheiro, ou o prestador não pode vir receber, a ordem de pagamento facilita bastante o processo. Afinal, ela torna possível o recebimento através da instituição financeira, mesmo sem possuir uma conta bancária.
Reembolso de compras
O reembolso de compras ocorre quando alguém faz uma compra, mas não possui conta bancária para receber o valor devolvido. É uma situação mais comum no pagamento de boletos bancários, em que não é possível fazer o estorno como ocorre no cartão de crédito. Nessa situação, as empresas utilizam esse serviço com bastante frequência.
Como eu recebo a ordem de pagamento?
Você pode receber o valor em dinheiro, através do cheque ORPAG ou em débito direto na sua conta.
Qual o prazo da ordem de pagamento?
No geral, o prazo de saque de uma ordem de pagamento é de 48 horas, chegando a um limite de 7 dias.
Tipos de ordem de pagamento
Existem 3 tipos de ordem de pagamento. Confira:
Cheque internacional
O cheque internacional é utilizado em transferências para o exterior, emitido na moeda local. É mais comum que ele seja feito em dólar ou euro. Ele consiste em um cheque pessoal emitido por uma pessoa física.
A troca do cheque internacional exige a comprovação dos recursos e que a taxa de câmbio de turismo é a utilizada na conversão. Nos cheques de até USD 1500, o dinheiro é liberado na hora. Mas, acima desse valor, o prazo é de até 45 dias de acordo com a legislação brasileira.
Ordem comercial
A ordem comercial é emitida por uma empresa ou entidade que precisa enviar dinheiro a uma conta bancária em outro país.
Ordem de pagamento cruzada
Facilita o pagamento através de uma conta corrente, para que não seja necessário usar dinheiro vivo.
Tem vantagens em realizar a ordem de pagamento?
A ordem de pagamento, atualmente, é mais utilizada por quem precisa ou deseja transferir dinheiro para outros países. Porém, as opções de transferência online são mais seguras e baratas.
Mas, ainda vale a pena para indivíduos que não são correntistas de nenhuma instituição financeira, e precisam receber algum tipo de pagamento pelos serviços realizados.
Como fazer ordem de pagamento nos principais bancos?
Conheça o processo necessário para realizar uma ordem de pagamento nos bancos mais conhecidos:
Banco do Brasil
No Banco do Brasil, o valor da transferência realizada por meio de uma ordem de pagamento fica disponível para retirada pelo beneficiário no mesmo dia. Para o recebimento, o beneficiário não precisa ser correntista do banco, e é possível receber a quantia em dinheiro ou por meio de cheque de ordem de pagamento em qualquer agência BB.
Banco Bradesco
Para realizar uma ordem de pagamento pelo Bradesco, é necessário preencher um formulário disponibilizado pela instituição para esse serviço. Ele deve ser preenchido com os dados pessoais mais importantes do beneficiário, como nome completo, endereço, número de agência e conta, e o código SWIFT do banco.
Banco Itaú
O Banco Itaú foi uma das primeiras instituições bancárias a oferecer esse serviço no Brasil. É possível fazer a ordem de pagamento diretamente pela internet, se for um cliente da instituição, ou em uma agência bancária. No site da instituição, é possível consultar e rastrear a ordem de pagamento.
Santander
O serviço de ORPAG do Santander é similar ao de outras instituições financeiras, podendo ser realizado na agência ou via internet banking. A tarifa de câmbio é definida pela própria instituição, levando em consideração os valores de câmbio médio e o câmbio turismo. Também é necessário pagar a tarifa bancária para realizar a operação, entre outros valores que devem ser consultados antecipadamente.
C6 Bank
O modelo adotado pelo C6 Bank para as transações internacionais é o de criação da conta global da instituição financeira. Dessa forma, a operação acontece entre correntistas, sendo cobrado uma taxa de USD 30 por transação realizada.
Como escolher a melhor instituição para fazer uma ordem de pagamento?
Entenda o que deve ser avaliado na escolha:
- Segurança: para a realização de qualquer transação financeira, o primeiro fator a ser avaliado é a segurança. Procure empresas especialistas em transferências utilizando ordem de pagamento, que tenham total condição de oferecer suporte e segurança, além de taxas competitivas e qualidade de serviços.
- Taxas: Fique de olho nas taxas cobradas, para poder escolher uma empresa que te ofereça economia durante o processo.
Conclusão
A ordem de pagamento ainda é uma alternativa bastante eficiente para prestadores de serviço que não possuem conta bancária. No caso das transferências internacionais, o ideal é que o cliente opte por uma startup digital especializada nesse tipo de serviço, como o transferbank. Garantindo muito mais economia e segurança ao longo do processo.
Perguntas Frequentes
Qual é a maneira mais barata de realizar uma transferência internacional?
Atualmente, a instituição financeira com as menores taxas do país para a realização de transferências internacionais acima de USD 1000 é o transferbank.
Quais são os tipos de ordem de pagamento?
Cheque internacional
Ordem comercial
Ordem de pagamento cruzada
O que é uma ordem de pagamento?
A ordem de pagamento, também chamada de ORPAG, trata-se de uma autorização para que a retirada de uma quantia do banco com cheques ou remessas de valores seja realizada sem problemas. Porém, algumas instituições bancárias ainda reconhecem como ordem de pagamento apenas transferências feitas para não correntistas.