Nota de dólar com o rosto de benjamin franklin Nota de dólar com o rosto de benjamin franklin

Tipos de dólar: conheça os principais e qual a importância dessa moeda

Ao ouvir falar sobre a cotação de dólar, é comum nos depararmos com valores diferentes, o que pode gerar algumas dúvidas. Mas na verdade, isso ocorre porque existem diversos tipos de dólar no mercado. O dólar, atualmente, é a moeda mais conhecida e uma das mais importantes do mundo.

Afinal, ele é amplamente utilizado no comércio internacional e de investimentos. Por isso, sua variação impacta na economia mundial como um todo, até mesmo no bolso do consumidor brasileiro! Dessa forma, é extremamente importante entender melhor sobre o dólar e os seus diferentes tipos.

Quais são os principais tipos de dólar?

Confira os principais tipos de dólar:

Dólar paralelo

O dólar paralelo, como diz o próprio nome, faz parte de um mercado não oficial da moeda. Ele ganhou popularidade no Brasil no início da década de 1990, quando a economia nacional era bastante instável. Nessa época, quem comprava o dólar paralelo o utilizava como uma maneira de se proteger das oscilações econômicas.

E, com o passar do tempo, o seu uso ficou associado a operações fraudulentas, já que as negociações são clandestinas e não possuem reconhecimento do Banco Central.

Dólar comercial

O dólar comercial é um dos tipos mais comuns e importantes para a economia. Ele é utilizado pelas grandes empresas para efetuar a importação e exportação de mercadorias. Quando o governo movimenta dinheiro no exterior, é a cotação do dólar comercial que funciona como referência. O que também se aplica a brasileiros que moram fora e fazem empréstimos.

Em geral, a sua cotação é estabelecida pelo próprio mercado financeiro, mas o Banco Central pode intervir em situações específicas.

Dólar turismo

Se você deseja viajar para o exterior, tenha em mente que é no dólar turismo que você deve ficar de olho. Ele é, atualmente, o mais conhecido pelo público. Quando vamos comprar essa moeda em casas de câmbio, por exemplo, é desse tipo de dólar que estão falando. Sua cotação é fundamental para comprar passagens aéreas e fazer compras em lojas fora do Brasil.

Dólar futuro

O dólar futuro não é uma moeda propriamente dita. Funciona mais como um contrato de venda ou compra de dólar para um prazo futuro, em que o preço é definido com antecedência. Essa modalidade de negociação é frequente no Mercado Futuro, que faz parte da Bolsa de Valores.

Ele é válido tanto para fins comerciais quanto para empresariais. E a razão para que isso aconteça é a possibilidade de negociar o valor antes de realizar a compra. Como a cotação muda constantemente, empresas e pessoas que investem conseguem se proteger das oscilações através desse mecanismo. Os investidores também o utilizam para especulação.

Dólar à vista

O dólar à vista é normalmente usado por empresas que estão fechando algum negócio entre si. Elas concretizam a negociação por telefone ou internet e registram a operação na Bovespa.

Dólar PTAX

O dólar PTAX é, na verdade, uma taxa do dólar. Ela é calculada durante o dia e serve como uma média para estimar o valor da moeda. Ela é calculada diariamente pelo Banco Central como uma média da taxa de câmbio praticada pelas instituições.

Por que existem diferentes tipos de dólar?

Existem diferentes tipos de dólar disponíveis para que seja possível atender consumidores distintos – pessoas físicas, empresas, instituições governamentais etc. Por causa disso, também há diferença no preço de cada um no mercado.

Como investir nos diferentes tipos de dólar?

Existem diversas formas de investir em dólar, e isso pode ser realizado diretamente na moeda ou em ativos que acompanham o seu desempenho. Confira as principais formas:

Dólar em espécie

Você pode se dirigir a uma casa de câmbio, comprar dólares e vendê-los quando a cotação da moeda estiver mais alta em comparação a quando você comprou. Porém, essa é a opção menos interessante para quem deseja investir em dólares, pela falta de segurança e pelos custos envolvidos nessa operação.

Ações de empresas exportadoras

Nesse caso, você não estará investindo diretamente no dólar, mas em empresas que atuam no mercado internacional. Grande parte delas tem boa parte da receita (ou até mesmo a totalidade) em dólares, porém, normalmente, seus custos são em reais. Dessa forma, quando o dólar sobe, isso se reflete positivamente no valor dessas ações.

Ações de companhias estrangeiras

Para adquirir ações de companhias estrangeiras, é necessário se cadastrar em uma corretora de valores fora do país, e isso envolve algumas burocracias e custos. Mas é uma ótima forma de diversificar sua carteira de investimentos e ter garantias em dólar.

Fundos cambiais

Outra maneira interessante de trazer o dólar para os seus investimentos é com os fundos cambiais, que investem, no mínimo, 80% de seu patrimônio em ativos relacionados à moeda. Nos últimos anos, esse tipo de investimento se popularizou, e hoje já existem opções bastante acessíveis, com aportes mínimos na faixa de R$ 500, e que oferecem as mesmas vantagens de carteiras mais sofisticadas.

Mercado futuro

Como explicado ao longo do conteúdo, o mercado futuro de dólar representa o compromisso de negociar a moeda em um prazo futuro com um preço pré-estabelecido. Ao fazer isso, o investidor consegue tirar proveito das oscilações da moeda, seja para cima ou para baixo, para se proteger dessas variações, ou simplesmente para lucrar com elas.

Por que dólar comercial e dólar turismo são diferentes?

Quem já comprou dólares para viajar, sabe que o dólar turismo é mais caro do que o dólar comercial. 

Um dos motivos para isso é o fato de que esse último movimenta volumes maiores, pois ele é utilizado por governos, empresas e instituições financeiras. Enquanto quem utiliza o dólar turismo são pessoas físicas e, por isso, essas transações atingem volumes bem menores. Logo, os custos administrativos se diluem menos, e isso encarece o dólar turismo frente ao dólar comercial.

Além disso, há custos com logística, transporte e segurança da moeda física, o que também é reconhecido na formação do preço do dólar turismo.

Por que as oscilações dos tipos de dólar impactam todo o mercado?

Diversas Notas de dólar com o rosto de George Washington
Tipos de dólar: conheça os principais e qual a importância dessa moeda 4

Atualmente, o dólar é a maior referência para transações financeiras e comerciais entre os países desde o fim da Segunda Guerra Mundial. Por essa razão, as suas oscilações não impactam somente a economia norte-americana, mas se estende a praticamente tudo o que consumimos no dia a dia.

Mesmo quem não costuma viajar para o exterior ou não consome produtos importados, sente no bolso os efeitos do sobe e desce da moeda. Por exemplo, os itens básicos de alimentação que compramos no supermercado (commodities como trigo, carne, arroz ou feijão) têm os seus preços dolarizados no mercado internacional.

E o mesmo acontece com os combustíveis, que influenciam tanto o preço da gasolina na bomba quanto o preço de determinados produtos por causa do frete. Essas variações se refletem diretamente na inflação, ou seja, atingem em cheio o poder de compra da população.

Como comprar dólar?

A maneira mais tradicional de comprar dólar é negociando nas lojas físicas nas casas de câmbio. Mas também é possível realizar a compra dessa maneira pela internet, no site da casa de câmbio escolhida. Logo, o valor pode ser sacado em um caixa eletrônico chamado de ATM (Automatic Teller Machine).

Mas, antes de realizar a operação com uma determinada casa de câmbio, explore as suas opções para encontrar a mais vantajosa. Pesquise e analise os preços das diferentes corretoras, já que o spread costuma variar entre as instituições. 

Caso precise ter o dinheiro em mãos o quanto antes, a melhor opção é realizar a compra presencialmente. Baixe o aplicativo Câmbio Legal do Banco Central para que ele te ajude a encontrar a instituição mais próxima da sua casa autorizada a realizar a transação. O app está disponível para iOS e Android.

Conclusão

O dólar é a moeda mais importante do mundo atualmente. Por isso, é importantíssimo se manter atualizado ao seu respeito e conhecer os diferentes tipos de dólar, já que sua cotação afeta a economia como um todo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *