dolar comercial dolar turismo capa transferbank dolar comercial dolar turismo capa transferbank

Qual a diferença do dólar turismo para o dólar comercial?

O dólar americano, atualmente, é a moeda mais importante do mundo, além de ser a mais utilizada para movimentações financeiras internacionais. Mas, ao olhar a cotação do dólar, muitos esquecem que existe uma diferença entre o dólar turismo e o dólar comercial, que são dois tipos de cotações diferentes. Entenda!

Uma preocupação para quem está planejando uma viagem para o exterior ou deseja realizar algum tipo de operação internacional, é justamente entender o que significa cada tipo de cotação e qual utilizar para comprar, transferir, de acordo com sua finalidade. Confira neste conteúdo a diferença do dólar turismo para o dólar comercial!

O que é o dólar comercial?

A cotação do dólar comercial é utilizada para definir as taxas do mercado. A moeda é utilizada no pagamento ou recebimento de recursos das importações e exportações de bens e serviços do Brasil com o mundo. Quando o mercado encerra suas atividades diárias, a taxa de câmbio média de todas as operações realizadas é definida, e se chama Ptax. Quem fixa a Ptax é o Banco Central.

O dólar comercial possui cotação variável, e pode mudar de valor diversas vezes ao dia, por ter a taxa de conversão baseada na oferta e procura da moeda no mercado internacional. Há interferência do Banco Central para a manutenção da estabilidade e determinar um valor que seja viável para a balança comercial brasileira.

O que é o dólar turismo?

O dólar turismo, por sua vez, trata-se da moeda física, negociada nas casas de câmbio e correspondentes cambiais. O dólar turismo é mais caro do que o dólar comercial, já que incorpora alguns custos, como impostos, importação do papel-moeda, custos administrativos, logística, entre outros.

Também é a cotação utilizada para transações em débito e crédito no exterior, e a emissão de passagens aéreas. Serviços comuns para quem costuma viajar para o exterior.

Entenda a diferença entre dólar turismo e comercial

O mercado de câmbio é essencial para definir a economia de um país, por isso, acompanhar a cotação do dólar e sua movimentação é relevante para regular o comércio entre os países. Por isso, a cotação é acompanhada em tempo real.

dolar comercial dolar turismo principal transferbank

Uma diferença entre o dólar comercial e dólar turismo é que a categoria comercial só pode ser comercializada por instituições financeiras e empresas, e tem o valor mais barato em relação ao turismo.

Essa diferença no valor ocorre devido ao volume de transações. Como as empresas e instituições financeiras movimentam quantias significativas, o valor da moeda acaba ficando menor.

Outra diferença é que a categoria turismo pode ser livremente comprada e movimentada por pessoa física. Um exemplo é quando há a necessidade de adquirir dólar em espécie para uma viagem. Por ser comercializado em menores quantidades, o seu preço costuma ser mais caro. Além de que também existe a incidência de impostos nas operações nessa categoria.

Confira os motivos do dólar turismo ser mais caro

Como explicado acima, tanto o dólar turismo quanto o dólar comercial variam de acordo com o volume negociado em cada transação. E o dólar comercial é negociado em valores mais significativos. Por isso, o dólar turismo geralmente é mais caro, mas não é apenas esse fator que causa essa diferença.

Nas casas de câmbio, por exemplo, são vendidos dólares para os clientes após comprar em outras transações. Ou seja, trata-se de uma revenda, e as casas de câmbio precisam ganhar dinheiro o suficiente para cobrir alguns custos. Alguns desses custos, por exemplo, são a contratação da segurança, pagamento de funcionários, aluguel, entre outros.

Por isso, a cotação do dólar turismo pode variar de uma cidade para outra, ou até mesmo na mesma região. Além disso, também devemos considerar as taxas da transação de câmbio, conforme a legislação. E, por fim, é preciso ter lucro para funcionar, assim como qualquer empresa.

Ao comprar dólares ou qualquer outra moeda estrangeira, fique de olho no VET (Valor Efetivo Total), que é o valor total pago no final da transação, que conta com todos os custos da operação, como a cotação, as tarifas e os impostos, como o IOF.

Quem pode comprar cada tipo de dólar?

O Banco Central (BC) regulamenta a compra e venda de moedas estrangeiras no Brasil. De acordo com a instituição, pessoas físicas não podem comprar dólar comercial, mas, por outro lado, não há um valor máximo permitido para a compra. O dólar comercial, como citado anteriormente, só pode ser negociado por empresas e instituições financeiras.

Já o dólar turismo pode ser livremente adquirido por qualquer pessoa.

Confira as regras para a compra

Para comprar dólar, é necessário comprovar a origem do seu dinheiro em reais. Documentos que demonstrem a sua capacidade financeira podem ser exigidos. Além disso, as casas de câmbio credenciadas pelo Banco Central possuem regras próprias, e cada uma pode definir o limite de compra pelos clientes.

E o dólar paralelo?

Você já deve ter ouvido falar do dólar paralelo, e se perguntado do que se trata. O dólar paralelo é vendido no mercado informal, não supervisionado pelo Banco Central. Ele é comercializado pelos doleiros, casas de câmbio não autorizadas pelo Banco Central, e outros meios não regularizados. Ou seja, é considerado ilegal.

O dólar paralelo apareceu no Brasil na década de 90, como uma maneira de tentar se proteger da oscilação da economia e das medidas tomadas pelo governo da época (principalmente o bloqueio da poupança).

É essencial ressaltar que qualquer iniciativa nesse sentido é ilegal. Não adquira a moeda nessas condições.

Conclusão

Entender sobre as diferentes cotações de dólar é essencial para quem deseja realizar operações de câmbio. Dessa forma, é possível tomar decisões mais inteligentes e econômicas, observando a cotação para poder comprar a moeda no melhor momento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *