Desenvolvedor com um livro sogre programação Python Desenvolvedor com um livro sogre programação Python

O que é a linguagem Python e para que é utilizada?

A linguagem Python tem ficado cada vez mais popular entre os desenvolvedores nos últimos tempos, e está entre as 5 linguagens de programação mais utilizadas atualmente. Sua diferença de popularidade para linguagens importantes como C e Java tem diminuído consideravelmente.

Isso significa que os profissionais da TI e da programação precisam conhecer tudo sobre a linguagem, para se atualizarem e se adequarem às novas demandas do mercado. Preparamos um conteúdo completo com todas as informações e funções dessa linguagem, para que você, profissional da TI, fique por dentro e conquiste boas oportunidades. Acompanhe a leitura!

O que é Python?

O Python é uma linguagem de programação lançada na década de 1990 pelo programador e matemático holandês Guido Van Rossum. E a sua finalidade era facilitar a escrita de um código simples, limpo e legível para os desenvolvedores.

Por isso, a linguagem contém aspectos que possibilitam a escrita de um mesmo requisito em menos linhas de código em comparação a outras linguagens de programação. Portanto, é uma linguagem interpretada, com tipagem dinâmica e forte, orientação a objetos e multiparadigmas.

O Python pode ser utilizado em diversas circunstâncias, desde a construção de soluções web até aplicações que trabalham com o processamento de textos. Também pode ser utilizado em aplicações para games, desktops e dispositivos móveis. Trata-se de uma linguagem de propósito geral.

Vale mencionar que o código do Python é aberto e sua utilização é gratuita, permitindo a colaboração de uma vasta comunidade ativa no aprimoramento dessa tecnologia.

Qual a origem da linguagem Python?

Como mencionado acima, a linguagem foi desenvolvida no início dos anos 90 pelo programador e matemático holandês Guido Van Rossum. Seu objetivo era otimizar a leitura de códigos e estimular a produtividade de quem os cria, seja um programador ou qualquer outro profissional.

A ideia surgiu de uma necessidade: Guido desejava economizar tempo no desenvolvimento e melhorar a eficiência em um projeto desenvolvido no instituto onde ele era pesquisador. Portanto, para poder fazer essa melhoria de forma mais rápida e eficaz, o matemático holandês desenvolveu uma linguagem descomplicada e flexível.

Profissionais de várias áreas começaram a utilizar progressivamente a linguagem quando perceberam que ela possibilita a criação desde scripts muito simples até sistemas extremamente poderosos. Atualmente, além dos desenvolvedores de software, temos biólogos, contadores físicos e outros profissionais potencializando suas habilidades através dela.

Como funciona o Python?

Como explicado acima, o Python requer um código bem menor quando comparado a outras linguagens de programação. Ou seja, ele demanda a escrita de menos elementos. E, além disso, o seu funcionamento se diferencia das demais linguagens devido ao seu conceito de variável.

Em geral, boa parte das linguagens, quando uma variável passa a ter um valor atribuído, elas carregam valores que são alocados em memória. O que quer dizer que, quando seus valores são alterados, o valor na memória também é. Já no Python, as variáveis armazenam endereços de memória e não os valores.

Ainda a respeito do seu funcionamento, vale mencionar que uma variável não possui um tipo fixo, mas somente o tipo de conteúdo. Além disso, ela conta com uma enorme coleção de pacotes, o PyPi. Tudo isso simplifica e facilita o desenvolvimento de programas através dessa linguagem pelos profissionais da área. 

Para que serve essa linguagem?

Já que trata-se de uma linguagem de propósito geral, ela pode ser aplicada em diversas circunstâncias, desde soluções simples até as mais complexas. Confira as principais:

Desenvolvimento web

O desenvolvimento web corresponde a todas as atividades para criar websites e aplicativos web-based. E, nesse contexto, o Python pode atuar no server-side, ou seja, o código roda no servidor.

Isso significa que o desenvolvedor pode construir aplicações web dinâmicas a partir de frameworks, sendo que os dois principais dessa linguagem são o Django e Flask.

Data Science e Big Data

A linguagem também pode ser empregada na visualização e análise de dados, contribuindo para que a criação de estratégias e a tomada de decisões nos mais variados negócios sejam mais assertivas. 

Dessa forma, o Python é comumente aplicado no Machine Learning, principalmente por conta da sua simplicidade. Inclusive, essa linguagem é muito utilizada em bibliotecas matemáticas, como NumPy e SciPy.

Desenvolvimento de aplicativos

Por apresentar flexibilidade, praticidade e velocidade, o Python também pode ser utilizado para o desenvolvimento de apps mobile ou de desktop do zero. Ele também conta com o API de banco de dados e com a coleção de pacotes Pypi, o que facilita o trabalho do desenvolvedor para a criação de apps.

Automação de Scripts

A automação de scripts é uma das maiores aplicabilidades do Python. Afinal, por ser prático e rápido, ele contribui para a criação de pequenos programas que realizam tarefas automaticamente. Dessa forma, a linguagem faz com que alguns programas desempenhem de modo automático algumas tarefas que levariam horas para serem executadas caso fossem realizadas manualmente.

Criação de jogos

Outra finalidade do Python é a criação de jogos interativos, já que conta com extensões que aceleram o desenvolvimento e a execução desses. Vale mencionar também que algumas das bibliotecas amplamente utilizadas para essa finalidade, a PySoy e PyGame, são baseadas nessa linguagem.

Vantagens de programar em Python

Como você já deve ter observado, as vantagens de saber programar em Python são diversas, já que é uma linguagem que serve para muitas coisas, e os profissionais especializados nela são escassos. Ou seja, para se destacar no mercado de trabalho, é importantíssimo contar com esse aprendizado.

Confira as principais vantagens de programar em Python:

  • Fácil de aprender. A linguagem possui uma sintaxe muito acessível, e é absorvida rápido e facilmente.
  • Portátil e multiplataforma. O Python roda com tranquilidade em diversos sistemas operacionais, desde que seu interpretador esteja instalado.
  • Open source e gratuito. O Python é totalmente gratuito. Além disso, a maior pesquisa realizada na área da programação, a StackOverflow Survey, perguntou este ano para desenvolvedores do mundo inteiro em qual linguagem eles mais gostam de programar e o Python ficou em primeiríssimo lugar!
  • Oferece múltiplas possibilidades de desenvolvimento. É possível desenvolver diferentes tipos de aplicações com a linguagem.

Quais empresas usam Python?

Trata-se de uma linguagem extremamente presente na vida de quem utiliza a internet com regularidade, principalmente por colaborar na criação de algoritmos, desde os menos complexos até funções de aprendizado de máquina.

Dropbox, Spotify, Airbnb e Uber são exemplos de empresas que utilizam Python e tem parte de seus serviços desenvolvidos nesta linguagem. As redes sociais Facebook, Instagram e Pinterest também tem algumas de suas funcionalidades escritas em Python. Até mesmo a NASA utiliza essa linguagem de programação!

Quanto tempo leva para aprender Python?

O Python, como percebemos ao longo do conteúdo, é uma linguagem de fácil compreensão, com uma sintaxe simples e legibilidade clara, além de ter uma aprendizagem bem rápida. Para quem já possui uma bagagem intelectual em lógica de programação, é possível aprender Python em apenas algumas semanas!

Para iniciantes, é possível se tornar um programador de nível básico em apenas um mês, dependendo da frequência dos estudos. Mas é claro que, no geral, a curva de aprendizagem de um aluno é muito individual. O processo também vai depender bastante dos conhecimentos prévios de cada estudante, que podem ser importantes para essa área.

Empregos para quem estuda Python

Existem diversos caminhos para quem deseja seguir na carreira de programador Python. Confira opções para trabalhar utilizando essa linguagem:

  • Analista GIS
  • Desenvolvedor de software
  • Engenheiro de Qualidade
  • Desenvolvedor Full Stack
  • Desenvolvedor Front End
  • Desenvolvedor Back End
  • Engenheiro de Aprendizado de Máquina (Machine Learning)

Quais os salários de um programador Python no exterior?

Desenvolvedora Python, trabalhando para o exterior e ganhando em dólar
O que é a linguagem Python e para que é utilizada? 4

A Python ocupa o terceiro lugar das linguagens de programação com os maiores salários anuais do mundo em 2023, com a média de US$114.383! Os profissionais que dominam essa linguagem são bastante valorizados no Brasil e no exterior.

Conclusão

Vale muito a pena aprimorar suas habilidades na linguagem de programação Python, seja você um aprendiz da área da TI ou um programador experiente, mas que não tem conhecimentos na linguagem. Trata-se de um aprendizado que abre muitas portas, e te faz ganhar destaque entre os concorrentes do mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *