Siscomex logo Siscomex logo

Siscomex: O que é, qual sua função e por que é importante?

Entender sobre o Siscomex, como funciona o sistema e qual sua importância para a atuação dos profissionais brasileiros no comércio exterior pode ampliar suas possibilidades de negócios. Saiba agora tudo que você precisa entender sobre o assunto!

O que é Siscomex?

O Siscomex (Sistema Integrado de Comércio Exterior) é um portal do Governo Federal que reúne os dados de registro, monitoramento e controle das atividades de comércio exterior. A plataforma foi criada para reduzir a burocracia, tempo e custos das exportações e importações brasileiras.

O sistema pode ser utilizado por pessoas físicas ou jurídicas que precisam realizar operações de Comex. O portal tem a finalidade de facilitar transações de comércio exterior, já que o sistema engloba todas as informações que estão relacionadas a exportações e importações que acontecem no Brasil.

O Siscomex foi instituído em setembro de 1992, pelo Decreto nº 660, e teve seu início em 1997, o que representou, na época, um avanço. Afinal, o sistema possibilitou informatizar alguns controles, que antes eram totalmente feitos de forma manual no papel.

Dessa forma, o processo de comércio exterior inovou em vários sentidos, padronizando os processos e estabelecendo um fluxo integrado e único de informações e registros. Evitando, inclusive, que empresas forneçam informações diferentes para órgãos distintos.

No ano de 2012, várias funcionalidades e otimizações foram incorporadas no sistema, que passou a se conectar à internet. Surgindo, assim, o portal Siscomex Importação Web, o que facilitou bastante a vida das empresas de comércio exterior.

Qual é a função e objetivo do Siscomex?

O Siscomex tem a finalidade de facilitar transações de comércio exterior, e sua plataforma online possui a função de reduzir a burocracia, tempo e custos das exportações e importações brasileiras.

Como surgiu o Siscomex?

O Siscomex foi criado pelo Decreto nº 660, em 25 de setembro de 1992, passando a operar em 1993 como uma interface eletrônica entre os exportadores e os diversos órgãos governamentais que intervêm no comércio exterior.

Serviços que podem ser realizados pelo Siscomex

Serviços realizados na siscomex
Siscomex: O que é, qual sua função e por que é importante? 4

Confira abaixo os serviços que podem ser realizados pelo Siscomex:

  • anexação eletrônica de documentos;
  • acesso simplificado às normas que regem as exportações e importações brasileiras;
  • maior eficiência processual com base em paralelização de etapas;
  • obtenção de autorizações, certificações e licenças para exportar ou importar;
  • solicitação de informações uma única vez e distribuição aos órgãos competentes;
  • coordenação e alinhamento da atuação dos órgãos do governo;

Através do Portal Único do Siscomex, a pessoa jurídica tem acesso a uma série de ferramentas que visam centralizar as obrigações relacionadas ao comércio exterior. A plataforma ajuda a diminuir a burocracia e o tempo necessário para realizar registros, providenciar e apresentar documentos e outras tarefas.

Quem deve utilizar o Siscomex?

O Siscomex pode ser utilizado por pessoas físicas ou jurídicas que precisam realizar operações de Comex.

Como se habilitar no Siscomex?

Para habilitar sua empresa no Siscomex, é necessário acessar o Portal Habilita, no site do Portal Único Siscomex e clicar na opção “Habilitar Empresa”. Confira se o empreendimento está legalizado, registrado e possui um certificado digital. Existem 4 modalidades de habilitação no Siscomex, que variam de acordo com o tipo de operação da sua empresa.

Modalidades de habilitação no Siscomex

Conheça as modalidades de habilitação disponíveis:

Habilitação ordinária

A habilitação ordinária atende a pessoa jurídica que atua no comércio exterior com frequência. A organização que se habilita nessa modalidade está sujeita ao acompanhamento da Receita Federal, que pode fazer uma análise prévia sobre a sua capacidade econômica e financeira.

Habilitação simplificada

Essa modalidade de habilitação atende pessoas físicas, empresas públicas ou sociedades de economia mista. Porém, entidades sem fins lucrativos e pessoas jurídicas precisam atender a alguns pré-requisitos para fazer parte da habilitação simplificada.

As organizações precisam ser constituídas sob a forma de sociedade anônima de capital aberto, bem como suas subsidiárias integrais. Elas ainda precisam estar habilitadas a utilizar o Despacho Aduaneiro Expresso (Linha Azul) e que atuem exclusivamente como pessoa jurídica encomendante.

As entidades são obrigadas a realizar apenas importações de bens destinados à incorporação ao seu ativo permanente. Além disso, elas devem atuar no comércio exterior em valor de pequena monta, conforme definido no art; 2º, §§ 2º e 3º, da própria IN SRF nº 650/06, também incluído nessa modalidade o importador por conta e ordem de terceiros.

Habilitação especial

A habilitação especial atende os órgãos da Administração Pública Direta, autarquia e fundação pública, órgão público anônimo e organismos internacionais.

Habilitação restrita

Essa modalidade de habilitação compreende a pessoa física ou jurídica que já operou no Comércio Exterior, exclusivamente para consultar ou retificar declaração.

Quais são os órgãos que fazem parte do Siscomex?

O Siscomex é gerido pela BACEN, Secex e RFB. O Banco Central do Brasil (BACEN) cuida da integração com o sistema financeiro nacional e a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), regulamenta operações do comércio exterior. Para além desses, a Receita Federal do Brasil (RFB) é responsável por gerenciar a cobrança de tributos e fazer o controle aduaneiro.

O que é o Radar Siscomex?

O Radar Siscomex é o sistema responsável por rastrear todos os processos aduaneiros de exportação. A sigla diz respeito ao Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros e garante à Receita Federal acesso aos dados contábeis, fiscais e aduaneiros das transações de comércio exterior.

Qual a diferença entre Radar e Siscomex?

No Radar, o usuário cadastra suas informações contábeis, fiscais e das mercadorias para poder importar e exportar. O Siscomex é o sistema ligado às questões práticas da operação, como emissão de documentos, nomeação de despachante, entre outros processos importantes para a Receita Federal.

O que é a Declaração de Importação (DI) e Licença de Importação (LI)?

Licença de Importação

A LI, chamada Licença de Importação, é um documento eletrônico emitido através do Siscomex que tem como função principal autorizar a importação de algumas mercadorias e em alguns embarques, deve ser gerada antes do embarque da mercadoria.

Declaração de Importação

A DI, Declaração de Importação, é o documento que regulariza as informações do processo de importação de mercadorias e serve como base para o despacho aduaneiro de importação. É possível vincular uma DI a uma LI, e quando elas são vinculadas, alguns campos são preenchidos automaticamente. Já quando a mercadoria não possuir uma LI, todos os campos deverão ser preenchidos pela DI.

O que é Declaração Aduaneira?

A Conferência ou Verificação Aduaneira marca o processo final de análise das mercadorias antes de serem liberadas para o importador. Essa declaração visa identificar o responsável pela importação, verificar a mercadoria e outras informações sobre ela presente nos documentos de importação.

O que é o Compliance Aduaneiro?

O Compliance Aduaneiro, ou Trade Compliance, trata-se da maneira pela qual as empresas implementam uma política de conformidade às leis e regulamentos aduaneiros. Quando uma empresa faz a implementação de políticas e auditorias, ou seja, de uma cultura de Compliance, há diversos benefícios.

Pagar ou receber suas importações e exportações? Use o transferbank

O transferbank é uma correspondente cambial, que foi criada para facilitar o processo de transferências internacionais, reduzindo a burocracia e as taxas presentes nesse tipo de operação. Atualmente, o transferbank é a empresa brasileira com as menores taxas para transferências internacionais acima de USD 1 mil. 

Conte com o transferbank para pagar ou receber suas importações e exportações!

Conclusão

Para realizar remessas internacionais, a melhor alternativa é contar com uma empresa parceira para desburocratizar esse processo para você. O transferbank é uma organização que conta com avaliações excelentes, e custos reduzidos para facilitar sua vida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *