Logo marca Itau Logo marca Itau

Como Fazer Transferência Internacional no Banco Itaú

O Itaú é um dos maiores bancos brasileiros, e oferece os melhores serviços financeiros para pessoas físicas e jurídicas. Um desses serviços é a transferência internacional, facilitando bastante a vida de seus usuários. Acompanhe a leitura para entender como fazer transferência internacional no Banco Itaú!

Transferência internacional: o que é e como funciona?

As transferências internacionais dizem respeito ao envio de dinheiro de um país para o outro, seja para manter um dependente, realizar compras internacionais, pagar por um serviço contratado em outro país, receber de plataformas como o Youtube e o AdSense, entre outros.

É uma operação que envolve alguns processos burocráticos, já que não basta apenas enviar dinheiro da sua conta para o exterior, que nem acontece quando são duas instituições brasileiras. Como se tratam de moedas diferentes, é necessário transformá-las de acordo com o câmbio do dia, e também verificar a legislação do país destinatário quanto aos serviços financeiros.

Sem contar com os custos e impostos presentes nesse tipo de operação! Eles costumam variar de acordo com a instituição, mas no geral, os bancos tradicionais costumam cobrar uma margem de lucro maior. As alternativas mais econômicas atualmente são as startups especializadas.

Sobre limites e taxas para transferência internacional

Confira as taxas cobradas pelo banco Itaú para a realização de transferência internacional:

  • Taxa de envio de R$115,00;
  • Câmbio comercial + margem própria de lucro na conversão da moeda, elevando o custo da operação;
  • IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) obrigatório de 0,38% para contas de terceiros e 1,1% para contas da mesma titularidade;
  • Imposto de Renda de até 33% dependendo do tipo de transferência;

É importante ter em mente que ainda pode ser cobrada a despesa Swift, referente aos custos de comunicação do Itaú com outras instituições bancárias no exterior. 

Para clientes Itaú Personnalité, a taxa da transferência é de R$60,00, e em alguns casos, essa tarifa pode ser zerada.

Quanto ao limite de transferência, o valor máximo de envio para um país no exterior é de USD 20 mil, no Itaú Agências e Uniclass, por cada transação. Já no Itaú Personnalité, o limite sobe para USD 50 mil.

Quanto tempo demora uma transferência internacional no Itaú?

Ao enviar valores para o exterior no Itaú, a operação é concluída em até 6 dias úteis, e o dinheiro fica disponível na conta do destinatário. O que é uma desvantagem da instituição bancária, já que outros bancos apresentam um prazo menor.

Os correntistas do Itaú podem enviar transferências para o exterior em 13 moedas diferentes!

Quais informações você precisa para realizar a transferência?

As informações necessárias para levar a operação adiante são:

  • Nome completo do destinatário;
  • Código SWIFT da instituição beneficiária;
  • Número da conta do destinatário;

Como fazer transferência internacional no Banco Itau? Passo a passo!

Confira o passo a passo para a realização da transferência internacional através da instituição bancária Itaú:

  1. Acesse a sua conta do Itaú através do site ou aplicativo;
  2. Na página principal, clique em “Câmbio”;
  3. Clique em “Transferência internacional”;
  4. Informe se irá enviar ou receber uma remessa do exterior;
  5. Logo, preencha os dados bancários do destinatário como nome, código SWIFT, conta no exterior e IBAN;
  6. Informe o motivo da remessa, qual é a moeda e preencha o valor que será transferido;
  7. Confirme os dados e conclua a operação;

Pronto! Ao concluir a operação, basta aguardar até 6 dias úteis para que o valor esteja disponível na conta do destinatário.

Código SWIFT do Itaú para receber dinheiro do exterior

Caso você queira receber dinheiro do exterior, é importante ter essa informação. O código SWIFT do Itaú é ITAUBRSP. É um código exclusivo que identifica as transferências de valores entre instituições bancárias de países diferentes.

Por fim, para consultar os seus recebimentos do exterior, basta acessar a sua conta pela internet com agência, conta e senha eletrônica, e clicar no link do serviço ou digitar “receber dinheiro do exterior” no campo de busca.

Vale a pena fazer transferência internacional com o Itaú?

pessoas usando celular transferencia internacional itau
Como Fazer Transferência Internacional no Banco Itaú 4

Apesar de ser um banco consolidado, e de ser excelente o fato dele contar com esse serviço em seu leque de opções, as transferências internacionais com o Itaú são mais caras e burocráticas. Mas essa não é uma característica apenas do Banco Itaú! Como explicado acima, a maioria dos bancos tradicionais cobram taxas e impostos altíssimos no serviço de remessa internacional, para uma margem de lucro própria.

Por isso, a melhor alternativa é buscar uma empresa especializada no serviço, e que seja segura. Existem diversas startups digitais atualmente que prometem taxas mais justas para esse serviço, mas a melhor delas é o transferbank, correspondente cambial que possui as melhores taxas do país.

A empresa te garante segurança, já que está de acordo com os termos do Banco Central, além de economia, praticidade e rapidez em todo o processo, para que o usuário pare de perder tempo, e principalmente, pare de ter dor de cabeça com isso! É muito bem avaliada por todos os seus clientes, e na maioria das vezes, é a empresa escolhida para manter uma parceria.

Até mesmo a criação de conta no transferbank é bem rápida e prática, já que pergunta apenas o necessário. Após alguns minutos, você já pode começar a movimentar o seu dinheiro! Para criar uma conta na empresa, basta clicar aqui. Selecione entre pessoa física ou pessoa jurídica, e dê continuidade ao processo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *