Existem várias razões para alguém buscar formas de receber dinheiro do exterior. Seja porque presta serviços para uma empresa financeira, faz aplicações de investimentos fora do Brasil, está recebendo dinheiro de uma venda ou de um parente que mora fora, entre outros.
Além disso, a popularização do home office e o avanço da tecnologia tornaram possível trabalhar remotamente para empresas de qualquer país do mundo, aumentando a necessidade de receber dinheiro do exterior. Essa operação parece ser algo complicado, mas na verdade, é muito mais fácil do que você imagina!
Entenda mais sobre as melhores plataformas de pagamento online para receber dinheiro em dólar!
Formas de receber dinheiro do exterior
Existem diferentes formas de receber dinheiro do exterior, e é necessário fazer uma boa comparação para escolher a melhor alternativa. Afinal, cada método de remessa internacional possui diferentes prazos e tributações.
Confira os principais meios de recebimento de remessa internacional:
Transferência por ordem de pagamento
Essa é uma das formas mais tradicionais de enviar ou receber remessas internacionais. Geralmente, é indicada para operações mais esporádicas, que não ocorrem com tanta frequência.
É um processo bem simples. O remetente precisa apenas contratar um agente autorizado a operar no mercado, e transferir a ordem de pagamento para o IBAN do beneficiário.
Conta de câmbio
Se você recebe transferências internacionais com frequência, você pode abrir uma conta de câmbio multimoeda de sua titularidade para converter a moeda estrangeira em reais, sempre que precisar. Garantindo, assim, mais segurança em seus recebimentos e envios de ordem de pagamento em moedas estrangeiras.
Outro benefício é que o câmbio é fechado no momento em que a instituição financeira recebe o aviso de crédito em moeda estrangeira.
É a melhor alternativa para que você tenha um único IBAN para receber em até 14 divisas estrangeiras distintas.
Conta corrente em moeda estrangeira
Também existem casos específicos em que o mais indicado é abrir uma conta corrente em moeda estrangeira. Ou seja, é uma conta corrente constituída no Brasil, e você poderá receber e enviar valores em moedas estrangeiras, sem a necessidade de conversão cambial.
Trata-se de uma opção destinada a situações específicas, como pessoas físicas brasileiras não residentes e estrangeiros temporariamente no Brasil.
No caso de pessoas jurídicas, a conta pode ser aberta para empresas das seguintes modalidades:
- Agências de turismo e prestadores de serviços turísticos;
- Embaixadas, legações estrangeiras e organismos internacionais;
- Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos;
- Empresas administradoras de cartões de crédito de uso internacional;
- Empresas encarregadas da implementação e desenvolvimento de projetos do setor energético;
- Sociedades seguradoras, resseguradoras e corretoras de resseguro;
- Transportadores residentes, domiciliados ou com sede no exterior.
Já para pessoas física, conta corrente em moeda estrangeira pode ser aberta nas seguintes condições:
- estrangeiros com residência no exterior transitoriamente no país;
- brasileiros com residência fiscal no exterior.
Transferência bancária
Outra alternativa para o recebimento de remessas internacionais são as transferências bancárias. Diversos bancos oferecem esse tipo de serviço. E, para que seja possível, o remetente precisa ter uma conta bancária no exterior e ter informações da conta de depósito no Brasil, como número IBAN e código SWIFT.
Porém, as tarifas costumam ser bastante elevadas, e são cobradas tanto do remetente quanto do destinatário. Além disso, a taxa de conversão das moedas não é das melhores.
Vale postal internacional
Também há a alternativa de baixa tecnologia, mas tão eficaz quanto: o vale postal internacional. Para isso, o remetente deve ir pessoalmente à agência postal conveniada aos Correios no exterior. Quando o valor estiver disponível no Brasil, ele receberá um comunicado informando sobre qual agência dos Correios poderá retirar o valor.
O destinatário não precisará pagar nada pela transferência, as taxas devem ser pagas somente pelo remetente e o valor varia de país para país.
Plataformas de transferências internacionais
Também existem as plataformas digitais que possibilitam o recebimento de dinheiro do exterior, bastando que o destinatário se cadastre no sistema. Após a realização do cadastro, você receberá instruções de como realizar transferências internacionais, de acordo com o país de origem.
Logo, você precisará enviar essas informações para o remetente para que ele consiga transferir o montante, com taxas de serviço já inclusas.
Normalmente, as plataformas digitais possibilitam que você receba ou transfira o valor para sua conta corrente ou poupança. Porém, dependendo da escolha da empresa, também é possível sacar o montante pessoalmente em alguma agência.
Alguns exemplos de plataformas digitais de transferências internacionais são: Transferbank, Remessa Online, Wise, MoneyGram e PayPal.
Bancos para receber dinheiro do exterior
Como explicado acima, diversas instituições bancárias contam com o serviço de envio e recebimento de dinheiro do exterior, facilitando a vida do cliente. Porém, uma grande desvantagem é que os custos para essa operação em bancos é significativamente mais alto em comparação às outras alternativas.
Conheça os bancos para receber dinheiro do exterior:
- Caixa Econômica Federal;
- Banco Bradesco;
- Banco Itaú;
- Banco do Brasil;
- Banco Inter;
- Nubank;
- Banco Santander;
- PicPay;
6 Plataformas para receber e enviar dinheiro para o exterior
PayPal
O PayPal é uma plataforma que funciona como uma carteira virtual. Ela pode ser usada para enviar ou receber dinheiro do exterior, mas é preciso atenção aos detalhes.
Existem vários sites que aceitam PayPal. Porém, é necessário ter uma conta na carteira virtual ou no Xoom, que pertence à mesma empresa. Com esse cadastro, é possível fazer remessas de dinheiro do exterior de dentro ou fora do Brasil.
Conheça algumas alternativas ao Paypal para receber dinheiro do exterior
Ao receber a quantia, é possível transferir o saldo para outra conta bancária ou utilizá-lo no PayPal para realizar pagamentos online. Esse é o recurso mais usado da plataforma.
Apesar de ser fácil usar o PayPal para receber dinheiro do exterior, é preciso avaliar se as taxas cobradas são vantajosas.
O valor fixo por operação é de 4,50% + tarifa fixa com base na moeda recebida. Por exemplo, em transações com dólar norte-americano, a taxa custa 0,30 USD).
Além desse percentual fixo, é cobrada a taxa de câmbio. Ela é diária e sofre a adição de uma margem (spread) de 4,5%. O pagamento é feito por quem recebe a remessa.
No Xoom, é possível conferir a relação das tarifas cobradas conforme a forma de pagamento. Elas são as seguintes:
- saldo do PayPal: 4,99 USD;
- conta bancária: 4,99 USD;
- cartão de débito: 6,99 USD;
- cartão de crédito: 6,99 USD.
No cartão de crédito, é possível que a empresa cobre ainda uma tarifa por adiantamento de dinheiro.
PicPay
O PicPay é uma fintech que oferece soluções modernas de pagamentos para quem deseja ter uma alternativa aos bancos tradicionais. Pela plataforma, é possível fazer transferências e investimentos, pagar contas, receber pagamentos e receber dinheiro do exterior.
Alguns dos diferenciais do PicPay são:
- parcelamento de boletos e Pix;
- PicPay Store;
- rendimento de 102% do CDI sem precisar investir.
Nubank
O Nubank é um dos bancos digitais mais populares hoje em dia pela facilidade de uso. Não à toa, tornou-se um enorme caso de sucesso entre as startups brasileiras. Em parceria com a Remessa Online, agora é possível fazer e receber transferências internacionais pelo banco.
Remessa Online
É uma plataforma para transferência internacional reconhecida e foi fundada, no Brasil, em 2016. Ela oferece envio do exterior de euro, dólar americano, libra, dólar canadense, dólar australiano, francos suíços e iene japonês.
Nela, você faz o cadastro e informa seus dados para transferência e receberá instruções de pagamento, que variam de acordo com o país de origem. Daí, você envia essas informações ao remetente no exterior que, ao realizar o pagamento, já terá incluso todas as taxas de serviço.
Conheça as alternativas a plataforma Remessa Online para receber dinheiro do exterior
Assim que o dinheiro cair na sua conta Remessa Online, você será avisado e, em dois dias úteis, o recurso estará na conta bancária que você escolheu. As taxas para receber são tarifa bancária, taxa de câmbio e cobrança de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
Wise
A Wise é um provedor especializado em transferências internacionais. Ela oferece uma conta multimoedas gratuita, com a possibilidade de ter dados locais de 10 países e converter e guardar dinheiro em 53 moedas. Também disponibiliza um cartão de débito internacional aceito em mais de 200 países, que pode ser usado para compras e pagamentos.
Conheça as alternativas para a plataforma Wise
A abertura de conta é gratuita, rápida e todas as transações podem ser feitas pelo aplicativo ou site da empresa. Ainda é possível simular envios e recebimentos para saber quais serão as taxas aplicadas.
Transferbank
O transferbank é uma correspondente cambial que oferece as soluções mais econômicas para transferências acima de USD 1 mil. A sua fundação é recente, foi em 2019. A empresa atende importadores, exportadores, fundos de investimentos e qualquer empresa que preste serviço para o exterior.
Com investidores renomados, como os cofundadores do unicórnio Ebanx, Alphonse Voigt e Wagner Ruiz, a startup obteve um rápido crescimento, contando com a confiança e satisfação dos seus clientes. Transacionou mais de R$ 1,5 Bi apenas nos 2 primeiros anos de funcionamento!
E todo esse avanço foi conquistado pela satisfação da clientela. O transferbank conta com um NPS responsável por medir a satisfação dos clientes, e a média do mesmo costuma ficar em aproximadamente 95.
É a opção mais prática, econômica e eficaz para receber ou enviar dinheiro para o exterior. Além de ser uma alternativa 100% segura.
Quais os dados necessários para receber dinheiro do exterior?
Existem duas informações fundamentais que você deve saber para fazer transações internacionais: o IBAN e o código SWIFT.
Os dois foram criados com o objetivo de padronizar os processos, trazer mais segurança e facilitar o controle das operações.
IBAN
O IBAN, sigla para International Bank Account Number, é um código composto por 29 caracteres alfanuméricos responsáveis por identificar a conta que vai receber a remessa.
Funciona como o número das contas bancárias aqui no Brasil, servindo como uma carteira de identidade única para cada conta.
Código SWIFT
SWIFT é sigla para Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication ou Sociedade de Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais, na tradução livre.
Esse código é o responsável por fazer a ponte de contato entre diferentes instituições financeiras ao redor do mundo.
Assim como o IBAN, o SWIFT é composto por caracteres alfanuméricos. A diferença é que, neste último caso, o código tem entre 8 e 11 caracteres. Essa combinação de números e letras é dividida em quatro partes, que identificam país, a cidade, a região e a filial do banco escolhido.
Dúvidas frequentes
Qual a melhor forma de receber dinheiro do exterior?
A melhor forma vai depender bastante da urgência de recebimento do destinatário, as tarifas da operação e a frequência de recebimento de remessas internacionais. Mas os métodos mais fáceis são: ordem de pagamento internacional, conta de câmbio, conta corrente em moeda estrangeira e plataformas de transferências internacionais.
Qual a melhor plataforma para enviar e receber dinheiro do exterior?
Atualmente, o transferbank é a melhor forma de receber dinheiro do exterior, já que é a opção mais econômica em transferências acima de USD 1 mil, além de contar com uma plataforma intuitiva, segura e eficaz.
É necessário declarar dinheiro do exterior?
Sim! O dinheiro recebido do exterior também deve ser declarado em seu Imposto de Renda.